Conirpi realiza assembleia e reunião do conselho fiscal em Indaiatuba

Na pauta foram discutidos, entre outros, temas referentes a primeira fase da obra da Barragem do Pirai e aprovação das contas de 2021
24/03/2022 10:39h

Foto: RIC/PMI
Conirpi realiza assembleia e reunião do conselho fiscal em Indaiatuba

Indaiatuba sediou na quarta-feira (23) a 1ª Assembleia Geral Ordinária e 1ª Reunião do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI) de 2022, responsável pela obra da barragem do Ribeirão Piraí. O encontro foi realizado na Prefeitura Municipal de Indaiatuba presencialmente e de forma remota, por videoconferência, contando com a participação do Prefeito de Indaiatuba e Presidente do Consórcio Nilson Gaspar, do Prefeito de Salto Laerte Sonsin, Prefeito de Itu Guilherme Gazola, a Vice-Prefeita de Cabreúva Noemi Medeiros, da Superintendente do CONIRPI Vanessa Kühl, vereadores Alexandre Carlos Peres, Décio Rocha da Silva e Wilson José Dos Santos por Indaiatuba, Vinícius Saudino de Moraes e José Benedito de Carvalho por Salto, Luisinho Silveira e Normino José de Oliveira por Itu.

No encontro foi discutida a atualização do projeto executivo da primeira fase da obra, atualmente em análise da Caixa Econômica Federal; aprovação das contas do exercício de 2021; análise dos informes sobre a Barragem do Piraí; a mudança da sede para nova sala localizada na Prefeitura de Salto, e a conclusão da perícia da Fazenda Pedra Branca.

Essa 1ª Etapa - prevê a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação e desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação (até as proximidades da fazenda Piraí) e a 2ª Etapa - prevê a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, Dique de contenção para a fazenda Piraí e travessia.

Após a avaliação e aprovação da Caixa dessa primeira fase, será possível dar início ao processo de contratação da empresa para dar início à tão importante obra.

O maciço da barragem será construído na divisa entre Indaiatuba e Salto, alagando uma área que irá até Cabreúva, armazenando aproximadamente 9,7 bilhões de litros de água com 15 metros de altura, 415 metros de comprimento, 90 metros de base do talude regularizando a vazão do manancial, garantindo a captação de água durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem. A obra conta com recursos financeiros dos Governos Federal e Estadual.

O CONIRPI é composto por representantes dos municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, instalado solenemente no dia 12 de junho de 2003. Sua finalidade é planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, além de promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.
  • Redator(es): Marco Matos - DCS