Indaiatuba é sexta cidade com maior número de veículos elétricos ou híbridos no Estado de São Paulo

11/04/2022 15:06h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Ranking do Detran traz as 10 cidades paulistas com mais registros de veículos do tipo

Indaiatuba ocupa a sexta posição no ranking de cidades com maior número de veículos elétricos ou híbridos no Estado de São Paulo. De acordo com dados divulgados pelo Detran-SP, o município possui 145 veículos do tipo emplacados na cidade. São Paulo lidera o ranking com 5.122 veículos, e Campinas aparece na segunda posição, com 427 veículos. No total, os 645 municípios paulistas possuem 9.722 carros elétricos e híbridos. Os dados são de fevereiro de 2022.

O município é sede da fábrica da Toyota que foi pioneira na produção de carros híbridos flex no Brasil e é a única que produz carros híbridos flex no Estado de São Paulo. A montadora japonesa liderou as vendas de veículos híbridos leves no país em 2021.

Incentivos

Em Indaiatuba, os proprietários de carros elétricos e/ou híbridos contam com isenção na cota do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) que cabe ao município, nos três primeiros anos do veículo. No primeiro ano a isenção é de 50% do valor total do IPVA e nos dois anos seguintes a isenção é de 25%. A Lei Municipal 7.726/2021 que trata da isenção, garante o benefício a veículos cujo valor não ultrapasse 8 mil Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que corresponde a aproximadamente R$ 255 mil.

Para incentivar o desenvolvimento de veículos automotores menos poluentes, no final de março o Governo de São Paulo apresentou o programa Pró Veículo Verde, por meio do qual vai oferecer até R$ 500 milhões em créditos do ICMS a montadoras que investirem em modelos sustentáveis. São Paulo é líder nacional no mercado de veículos sustentáveis, com 34% de toda a frota nacional movida a energia limpa, que inclui híbridos, elétricos e biocombustíveis.

Por meio do programa, as empresas do setor automotivo poderão utilizar créditos de ICMS para financiar projetos de investimento para construção e/ou modernização de plantas industriais, desenvolvimento de novos produtos ou ampliação de negócios no Estado.

Desde janeiro deste ano, o Governo do Estado também passou a aplicar a redução do ICMS de ônibus elétricos, caminhões e veículos elétricos e eletrificados, de 18% para 14,5%.

Crescimento

Segundo a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos eletrificados leves no Brasil se mantêm em crescimento pelo terceiro ano seguido. O país fechou 2021 com 34.990 emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves elétricos, o que representou 77% a mais do que em 2020. As vendas cresceram 115% no primeiro trimestre de 2022, chegando a 9.844 emplacamentos. No mesmo período de 2021, foram 4.582 unidades emplacadas.

No mês passado, a frota total de eletrificados leves no Brasil chegou a 86.986 veículos. A ABVE informou que esses números referem-se à soma das vendas de automóveis, utilitários, SUVs e comerciais leves eletrificados, incluindo elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

Segundo a ABVE, em 2020 foram instalados 500 eletropostos no país e, em 2021, foram 850. Em 2022 há previsão de um aumento de 50% nesse número.

Ranking Detran-SP

São Paulo: 5.122