A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura promove evento de Lançamento da Fauna e Flora do Parque Ecológico neste sábado (30)

Prefeitura promove evento de Lançamento da Fauna e Flora do Parque Ecológico neste sábado (30)
28/04/2022 09:47h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura promove evento de Lançamento da Fauna e Flora do Parque Ecológico neste sábado (30)

Exposição será montada no Parque da Criança e terá atrações para as famílias

 

A Prefeitura de Indaiatuba preparou mais um evento para marcar as comemorações dos 30 anos do Parque Ecológico. Trata-se do lançamento do diagnóstico da Fauna e Flora do Parque Ecológico, que será realizado neste sábado (30), no estacionamento do Parque da Criança. A programação terá início às 9h e se estenderá até as 15h30, com uma exposição de serviços do Meio Ambiente e atrações variadas para as famílias. Na abertura, o prefeito Nilson Gaspar fará a apresentação dos totens instalados no espaço, com informações sobre a vegetação e as espécies de animais que habitam o principal cartão postal de Indaiatuba.

Na programação da manhã, também haverá soltura de balões biodegradáveis com sementes de espécies nativas, soltura de peixes no lago e plantio de 50 mudas de árvores de espécies do bioma Mata Atlântica, nas margens do córrego Barnabé.

A fazendinha com mini animais está entre as principais atrações da exposição. Nela, as crianças poderão se divertir com pôneis, charrete trole e até dar uma voltinha pelo Parque Ecológico a bordo de uma carreta conduzida por trator.

A Associação Mata Ciliar, que é parceira do município no serviço de resgate e reabilitação de animais silvestres, levará para o espaço animais taxidermizados, exposição de sementes e jogos ambientais, amarelinha e adivinhação.

Na programação do Lançamento da Fauna e Flora do Parque ainda estão oficinas de plantio de sementes e doação de suculentas e mudas de temperos, atividades com escoteiros e palestras com a Defesa Civil sobre Queimadas. A Guarda Civil organizará apresentação dos cães do Canil.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente levará para a exposição uma amostra de todos os trabalhos desenvolvidos pela pasta. No estande do Click Árvore os visitantes poderão retirar mudas de árvores e hortaliças. O Centro de Reabilitação Animal disponibilizará animais para a adoção e, também, o cadastramento para os interessados no serviço de castração de cães e gatos, que é oferecido gratui9tamente pelo município.

O evento ainda contará com a Carreta Ecológica da Corpus, com uma exposição interativa voltada ao trabalho de reciclagem; a Van Laboratório do Saae (Serviços Autônomo de Água e Esgotos) que faz a testagem da qualidade da água; o Projeto Biodiesel Urbano, com a mini usina, e a divulgação do trabalho da Operação Cata Bagulho.

A Secretaria da Saúde montará um Posto de Vacinação no evento para a vacina contra gripe e sarampo. No público-alvo da vacinação contra gripe estão idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde, grávidas e puérperas (mulheres que fizeram o parto há, no máximo, 45 dias), crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade. A vacina contra sarampo será destinada somente às crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses de idade, e profissionais de saúde.

Os conselhos municipais do Meio Ambiente (Comdema) e de Proteção e Defesa Animal (Compda) e a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) são parceiros da Prefeitura no projeto.

 

Fauna e Flora

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, explicou que o laudo de caracterização da fauna silvestre e da flora do Parque Ecológico de Indaiatuba foi elaborado por uma empresa especializada, com o objetivo de identificar as espécies e os grupos da fauna que ocorrem no Parque e, a importância da sua preservação. “Esse diagnóstico que estamos preparando vai nos ajudar a cuidar melhor desse espaço, que é muito mais que um cartão postal da cidade, e nos orientar no desenvolvimento de ações com foco na preservação das espécies que nele habitam e, também, nos ajudar a aumentar a fauna e diversificar, ainda mais, a sua flora”, ressaltou.

O diagnóstico de fauna silvestre do Parque Ecológico registrou 85 espécies de vertebrados, sendo três anfíbios, três répteis, 76 aves e três mamíferos. Isto corresponde a aproximadamente 23,4% do potencial de fauna regional. Entre as espécies encontradas estão o tatu-galinha, o gambá-de-orelha-branca e a capivara, o sapo-cururu, teiú, rã-manteiga e a tartaruga-de-orelha-vermelha. Entre as aves estão o joão-de-barro; bentevizinho-de-penacho-vermelho; pica-pau-verde-barrado; pica-pau-do-campo; carcará; quiriquiri; periquito-de-encontro-amarelo e periquitão.

De maneira geral, o estudo constatou que a fauna do Parque é composta por espécies de baixa sensibilidade a alterações ambientais, sendo que espécies mais exigentes desapareceram do local, já que as paisagens do parque não permitem tal ocupação, uma vez que o mesmo se encontra inserido totalmente no meio urbano.

Com relação à vegetação, o Parque Ecológico de Indaiatuba é composto por dois maciços de Mata Atlântica, fragmentos de vegetação nativa secundária em estágio médio de regeneração nível médio bastante antropizados e com baixa diversidade de espécies, indivíduos arbóreos nativos e exóticos plantados, um remanescente de eucaliptos e a área encontra-se gramada nos pontos sem árvores. Há alta infestação de Leucenas, espécie exótica e invasora.

No Parque em questão há a incidência do Córrego do Barnabé, e sua Área de Preservação Permanente (APP) é revegetada por indivíduos arbóreos.

As espécies mais encontradas, em diversas quantidades, por toda área contínua do Parque foram: ipês rosa, amarelo e roxo; manacá da serra; quaresmeira; primavera; flamboyants; palmeira real; palmeira imperial; palmeira bismarckia; fícus; mangueira; pitangueira; cerejeira; pinheiro; eucalipto; pata de vaca; chapeu de praia; pau formiga; sibipiruna; guapuruvu; santa bárbara; oiti; paineira; jequitibá; leucina; canafístula; sibipiruna; mirindiba; pau-ferro; areca de locuba; orelha de negro e araucária.

O estudo foi elaborado pela empresa Yansen Geoprocessamento e Meio Ambiente e na próxima semana serão disponibilizados para consulta no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

 

Cronograma evento Fauna e Flora

09h – abertura do evento

09h30 – apresentação do totem da Fauna e Flora

10h – soltura de balões biodegradáveis com sementes

10h30 – soltura de peixes

11h30 – plantio de árvores

14h – Oficina de Suculentas

15h30 – enceramento

 

Serviço

Lançamento Fauna e Flora do Parque Ecológico

Dia: 30 de abril

Horário: das 9h às 15h30

Local: estacionamento do Parque da Criança (avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, altura do número 3.379, Jardim do Vale)

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 402

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba