Prova Ciclística 1º de Maio reuniu cerca de 600 atletas em provas acirradas

Foto: Eliandro Figueira/RIC-PMI
Prova Ciclística 1º de Maio reuniu cerca de 600 atletas em provas acirradas

Armando Camargo Filho, o Piá, foi segundo colocado na Elite masculino

Com cerca de 600 ciclistas de diversas categorias, desde a base até a Elite, a 70ª edição da Prova Ciclística 1º de Maio marcou a celebração do Dia do Trabalhador em Indaiatuba. O circuito montado no Parque Ecológico de Indaiatuba foi palco de sete baterias e as disputas da Elite masculino e feminino reuniram alguns dos principais atletas do país. Destaque para Armando Camargo Filho, o Piá, segundo colocado na Elite masculino.

“Foi um domingo muito emocionante, com provas disputadas novamente no primeiro trecho do Parque Ecológico. Nossas equipes trabalharam bem e tudo transcorreu normalmente, comprovando que Indaiatuba está preparada para receber grandes eventos como a Prova Ciclística 1º de Maio”, destaca o prefeito Nilson Gaspar.

“Muito bom ver a Prova Ciclística 1º de Maio de volta às ruas de Indaiatuba. Foram quase 600 atletas de diversas idades, em baterias disputadas e de alto nível técnico”, comenta o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Parabéns à Federação Paulista de Ciclismo pela realização da prova e toda nossa equipe pelo apoio e empenho”.

Provas

No masculino, o que não faltou foi emoção, com a definição do vencedor acontecendo no sprint e em cima da linha de chegada. Felipe da Paixão Marques, da ERT Cycling Team, levou a melhor completando as 36 voltas (82,8 km) com o tempo de 1h55min59.6.

Em segundo lugar e praticamente colado no campeão, ficou Armando Reis Camargo, da Indaiatuba Cycling Team, com 1h55min59.7, enquanto a terceira colocação foi para Rodrigo Araújo de Melo, da Unifunvic/Gelog/Pindamonhangaba, com 1h55min59.8. A pequena diferença entre os três confirmou a boa disputa por um dos mais tradicionais títulos do ciclismo nacional.

“Foi uma disputa bem dura. Corremos de forma cautelosa por conta da duração da prova, pois tínhamos de guardar forças. No final, eu estava na fuga junto com meu companheiro Mike e ele perguntou como estava e que me faria ganhar. Só tenho a agradecer a todos”, destacou Felipe, de Juiz de Fora (MG).

Entre as mulheres a briga também foi acirrada. Alice de Melo, da ABEC Rio Claro, conquistou o topo do pódio ao vencer com o tempo de 1h28min05 após 22 voltas (50.6km), pouco mais de dois segundos em relação à vice-campeã e sua companheira de equipe, Wellyda Rodrigues, com 1h28min07.1. Em terceiro chegou Thayná de Lima, da Santos Cycling Team/Fupes, com 1h28min07.9.

“Antes de tudo, só tenho a agradecer por voltar às competições depois da pandemia. Vencer uma prova clássica como a 1º de Maio é muito importante”, afirmou a vencedora. “Com relação a prova, acabei me sentindo bem no final e com o apoio da equipe, tive forças para garantir o primeiro lugar, com a Wellyda em segundo e Nicolle em quinto. Todas estão de parabéns”.

Resultados

Indaiatuba conquistou ainda o primeiro lugar na categoria Junior, com Pedro Freitas; o segundo lugar com Hely Peres na Master C 50 a 59 anos; e a quinta colocação com Fernando Archila na Master 60 Anos ou mais. A equipe local contou com 35 atletas na competição.

“Antes de tudo, é importante destacar que todos os atletas comentaram positivamente a prova em Indaiatuba”, destaca Piá. “Na nossa equipe, estaque para o Pedro Freitas, na Junior. Na Elite, fizemos um grande trabalho de equipe e ficamos com a segunda colocação por uma diferença mínima. Estamos muito felizes, pois nossa equipe é forte e está pronta para disputar com qualquer outra, a nível nacional”.

O presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio dos Santos, o Facex, destacou a presença dos atletas, bem como o apoio da Prefeitura da Indaiatuba. “Primeiro, temos que agradecer aos ciclistas pela presença, abrilhantando a festa. Sem falar de todo apoio que recebemos da cidade. Estão todos de parabéns pelo sucesso de mais uma edição desta tradicional competição”, afirmou.

As categorias que participaram do evento foram as seguintes: Master C, Iniciantes Open Masculino, Juvenil Open Masculino, Master D, Infantil Masculino/Feminino, Mirim Masculino/Feminino, Kids Masculino/Feminino, Elite Feminino, Sub 23 Feminino, Master B, Júnior Feminino, Juvenil Open Feminino, Open Master Feminino, Iniciantes Open Feminino, Elite Masculino, Sub 23 Masculino, Júnior Masculino, Sub 30 Masculino, Master A e MTB Elite.

A 70ª Prova Ciclística 1º de Maio é uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Mais informações no site www.fpciclismo.org.br.

Resultados da 70ª Prova Ciclística GP 1º de Maio

Elite Masculino – 36 voltas – 82,8 km