A Prefeitura de Indaiatuba, por meio
da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, implantou a partir
desta terça-feira (3), junto com a
Câmara de Vereadores, a digitalização das indicações de leis e ofícios. Apenas
no primeiro dia foram contabilizados 70 processos adicionados no sistema. O
objetivo é que com essa inovação diminua a impressão de papel e também garanta
a rapidez para repassar os pedidos aos
departamentos pertinentes.
De acordo com o prefeito, Nilson
Gaspar (MDB), apenas no ano passado foram realizadas 2.270 indicações advindas
da câmara para serem protocoladas e, a partir de agora vai ser possível a economia
de papel. “Idealizamos essa inovação pensando na quantidade de folhas que
podemos economizar e, assim, contribuir com o meio ambiente. No ano passado,
por exemplo, tivemos um gasto de cerca de 15.890 folhas que poderia ser evitado.”
O procedimento continuará da mesma
forma, mas agora utilizando da tecnologia como uma grande aliada. “Vamos acatar
as indicações e ofícios realizadas pelos vereadores, faremos a leitura na
sessão ordinária, tudo como já era realizado anteriormente. Porém, ao invés de
imprimirmos e protocolarmos em papel, será feito tudo de maneira digital e encaminhada
para cada departamento”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Pepo
Lepinsk.
Segundo a secretária de Relações
Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, a agilidade em todas as
etapas do processo também foi um ponto crucial para essa mudança. “Teremos um
acervo documental de tudo que tramitar pela câmara que poderá ser consultado
com mais facilidade. Além disso, os documentos podem ser acessados de qualquer
lugar. É uma conquista para a Prefeitura, para a Câmara de Vereadores e
população”, finaliza.
Os documentos enviados serão assinados
de forma digital. Não haverá mais o
transporte de papéis entre Prefeitura e Câmara.
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