Estacionamento do Parque Pet do Jardim Esplanada terá ilha ecológica para coleta de recicláveis

20/05/2022 15:48h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Espaços recebem vidro, metal, papel, plástico e óleo usado em frituras devidamente embalado

A Prefeitura de Indaiatuba oferecerá uma ilha ecológica em mais um ponto do Parque Ecológico. Desta vez, o serviço de coleta de recicláveis será instalado ao lado do estacionamento do Parque Pet, no Jardim Esplanada I, para atender os moradores da região e a população que utiliza o espaço de lazer. São dois containers subterrâneos para lixo reciclável com capacidade de 5 mil litros cada e com sensores para organizar a coleta. A ilha estará pronta para utilização na próxima semana.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, explica que esta é a primeira ilha ecológica da cidade que utiliza container com a capacidade de 5 mil litros. “Nos demais pontos de coleta, o modelo de container utilizado era de 3 mil litros”, ressaltou.

As ilhas ecológicas devem ser utilizadas somente para o descarte de materiais recicláveis como vidro, metal, papel e plástico, além de óleo usado em frituras devidamente embalado em garrafas plásticas.

Para os demais materiais, o município dispõe do Ecoponto de Inertes, localizado no Jardim João Pioli, que foi criado pela Prefeitura para que a população pudesse destinar entulhos de pequenas reformas, galhos e restos de podas, equipamentos eletrônicos e móveis velhos.

Sensores de monitoramento

Em Indaiatuba, os containers subterrâneos das 36 ilhas ecológicas distribuídas pela cidade contarão com sensores. A Corpus já instalou o equipamento em todas as ilhas, mas algumas sofreram avarias por ações de vandalismo, e passam por reparos. Atualmente, 60% dos pontos de coleta de recicláveis já contam com a tecnologia, que torna o serviço de limpeza urbana mais eficiente e ágil, a partir do monitoramento do volume de resíduos dos contêineres.

Com os sensores, a coleta dos recicláveis pode ser programada e feita somente quando necessária. O sistema envia as informações dos sensores em tempo real para um servidor na nuvem, que permite a visualização individual dos contêineres ou filtrar para um panorama em massa, com a identificação de quantas unidades estão cheias, intermediárias ou vazias.

O serviço também envia e-mails ao responsável operacional com relatórios sobre o estado geral das lixeiras subterrâneas. Isso possibilita que se crie a melhor rota de coleta, minimizando custos e também os impactos ambientais gerados pelo transporte.

Para completar, o aparelho ainda possui QR Code para que os operadores consigam registrar as informações dos containers, seja para monitoramento de necessidades de manutenção corretiva, ou registros de depredação ou furto.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno