Relações Institucionais

 

Notícias

Sábado (11) é dia de plantio do Projeto Bairro Verde no Jardim Colonial

08/06/2022 10:51h


Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI
Foto

Cadastramento no Colonial foi realizado no final de maio

 

As calçadas do Jardim Colonial receberão 41 mudas de árvores de espécies variadas no próximo sábado (11). O plantio do Projeto Bairro Verde será comandado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente a partir das 9h. Os moradores também participarão da ação, que tem como principal objetivo buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município. O ponto de concentração será na praça Escolástica Angelina da Fonseca, localizada na rua Onório Novachi, onde serão montados os estandes dos projetos ambientais desenvolvidos pela Secretaria, como o Click Árvore, Biodiesel, Coleta Seletiva e Cata Bagulho, entre outros.

Além das árvores já escolhidas pelos moradores, quem estiver em trânsito e desejar levar uma muda para plantar em sua propriedade, poderá retirar no estande do Click Árvore, mediante um cadastro rápido, feito na hora.

O trabalho de cadastramento e educação ambiental, com orientação às famílias do Colonia sobre os benefícios da arborização urbana, foi realizado no dia 28 de maio, com a parceria da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e com o Grupo UniEduK, composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, pelo Centro Universitário Max Planck – UniMAX e pela Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH. Na ocasião, foram registrados 57 solicitações de mudas, sendo 41 delas para o plantio nas calçadas do bairro.

Os plantios do Projeto Bairro Verde seguem todos os cuidados necessários, que começam com a escolha das espécies adequadas, com mudas que se adaptam ao ambiente e que não trarão problemas futuros aos moradores.

O morador pode escolher entre várias espécies, de acordo com sua preferência. As árvores nas calçadas trazem benefícios como a diminuição da poluição do ar, ajudam a amenizar a temperatura, protegem a biodiversidade e também aumentam a absorção de água no solo. Entre as espécies disponibilizadas estão o resedá rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipê amarelo e branco.

Lançado em setembro de 2021, o projeto já atendeu o Jardim João Pioli, Jardim Europa, Jardim Kioto e Jardim Esplanada I, totalizando o plantio de aproximadamente 240 mudas. O trabalho segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 533

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba