Sábado (11) é dia de plantio do Projeto Bairro Verde no Jardim Colonial

08/06/2022 10:51h

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI
Sábado (11) é dia de plantio do Projeto Bairro Verde no Jardim Colonial

Cadastramento no Colonial foi realizado no final de maio

As calçadas do Jardim Colonial receberão 41 mudas de árvores de espécies variadas no próximo sábado (11). O plantio do Projeto Bairro Verde será comandado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente a partir das 9h. Os moradores também participarão da ação, que tem como principal objetivo buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município. O ponto de concentração será na praça Escolástica Angelina da Fonseca, localizada na rua Onório Novachi, onde serão montados os estandes dos projetos ambientais desenvolvidos pela Secretaria, como o Click Árvore, Biodiesel, Coleta Seletiva e Cata Bagulho, entre outros.

Além das árvores já escolhidas pelos moradores, quem estiver em trânsito e desejar levar uma muda para plantar em sua propriedade, poderá retirar no estande do Click Árvore, mediante um cadastro rápido, feito na hora.

O trabalho de cadastramento e educação ambiental, com orientação às famílias do Colonia sobre os benefícios da arborização urbana, foi realizado no dia 28 de maio, com a parceria da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e com o Grupo UniEduK, composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, pelo Centro Universitário Max Planck – UniMAX e pela Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH. Na ocasião, foram registrados 57 solicitações de mudas, sendo 41 delas para o plantio nas calçadas do bairro.

Os plantios do Projeto Bairro Verde seguem todos os cuidados necessários, que começam com a escolha das espécies adequadas, com mudas que se adaptam ao ambiente e que não trarão problemas futuros aos moradores.

O morador pode escolher entre várias espécies, de acordo com sua preferência. As árvores nas calçadas trazem benefícios como a diminuição da poluição do ar, ajudam a amenizar a temperatura, protegem a biodiversidade e também aumentam a absorção de água no solo. Entre as espécies disponibilizadas estão o resedá rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipê amarelo e branco.

Lançado em setembro de 2021, o projeto já atendeu o Jardim João Pioli, Jardim Europa, Jardim Kioto e Jardim Esplanada I, totalizando o plantio de aproximadamente 240 mudas. O trabalho segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno