Defesa Civil resgata duas cobras da espécie jiboia-constritora encontradas em áreas urbanas

10/06/2022 16:02h

Foto: RIC/PMI

As duas serpentes foram resgatadas na terça-feira (07)

A Defesa Civil de Indaiatuba realizou na terça-feira (07) o resgate e soltura de duas cobras da espécie jiboia-constritora encontradas por munícipes em áreas urbanas. Uma delas estava no condomínio Vale das Laranjeiras e a comunicação foi feita pelo morador do local. A outra, foi encontrada nas dependências de uma empresa localizada no Distrito Industrial. Os dois animais não apresentavam nenhum ferimento e foram soltos às margens do Rio Jundiaí. A ação integra o plano de trabalho do PMVA - Programa Município VerdeAzul, no que se refere à proteção e preservação da fauna silvestre.

Segundo informou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão, a cobra jiboia-constritora não é uma espécie peçonhenta, o que facilitou o resgate nas duas ocorrências, sem nenhum prejuízo aos animais.

A cobra encontrada na propriedade localizada na Rua do Sabugal, no Vale das Laranjeiras, media cerca de 1,20 metro. O segundo animal, encontrado na empresa do Distrito, era um pouco menor, medindo aproximadamente um metro. “O resgate foi tranquilo e o local da soltura foi escolhido de acordo com o habitat natural desse tipo de serpente, que são áreas longe de zonas urbanas, que tenham água em abundância e onde também habitam outros animais que compõem a cadeia alimentar da espécie, como rãs e preás”, explicou Feijão.

Quando um munícipe encontrar um animal silvestre fora de seu habitat, deve comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil ou da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e, também, do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

No momento do resgate, a equipe da Defesa também orienta as pessoas envolvidas, sobre a importância de resgatar o animal com vida e de reintegrá-lo à natureza.

VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Indaiatuba é uma das cidades que possui o selo Município VerdeAzul e participa do programa desde 2011. Sendo assim, desenvolvendo anualmente um plano de gestão ambiental contendo ações, projetos, medidas, dados e metas para implantação e o desenvolvimento das diretivas previstas.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno