Prefeitura de Indaiatuba abre inscrições para curso presencial de libras

13/06/2022 10:52h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Prefeitura de Indaiatuba abre inscrições para curso presencial de libras

Aulas acontecem às segundas, quartas e quintas-feiras com turmas pela manhã, tarde e noite.

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social abre as inscrições para turmas presenciais do curso de libras nesta segunda-feira (13), disponível para toda a população interessada. O objetivo é promover a acessibilidade de comunicação entre surdos e ouvintes através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. As aulas acontecerão às segundas, quartas e quintas-feiras com turmas pela manhã, tarde e noite no Centro PCD no Jardim Santa Cruz.

Ao todo serão oferecidas 150 vagas e podem participar todas as pessoas acima de 18 anos da sociedade civil que estejam interessadas em aprender, além de funcionários públicos e alunos das turmas anteriores, devidamente inscritos. A iniciativa é a garantia da Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dá o direito à comunicação e expressão máxima da cidadania da pessoa com deficiência auditiva.

As turmas disponíveis são:

Segundas-feiras

8h às 10h – Básico 1 – 25 vagas

10h às 12h – Básico 1 – 25 vagas

Quartas-feiras

8h às 10h – Básico 2 – 25 vagas

17h30 às 19h30 – Básico 2 – 25 vagas

19h30 às 21h30 – Intermediário – 25 vagas

Quintas-feiras

15h30 às 17h30 – Básico 1 – 25 vagas

Lista de espera: 10 pessoas por turma.

A Libras tem como base o contexto, conceito e sentido, possui gramática própria e é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Os sinais são compostos por itens lexicais expressados através das configurações de mão, orientação, movimento, pontos de articulação, expressão facial e/ou corporal, bem como, conjugações e concordâncias feitas no corpo e no espaço neutro. A Língua gestual-visual-espacial é utilizada pelos surdos e deficientes auditivos brasileiros.

O início do curso está marcado para o dia 20 de junho, tem carga horária de 80 horas e acontecem presencialmente no Centro PCD localizado na Rua da Caixa D'Água, 162, Jardim Santa Cruz.

As inscrições já estão liberadas nesta segunda, 13 de junho, através do link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/protecao-especial/pessoas-com-deficiencia/inscricoes-para-eventos/

• Redator(es): Gabriel Beccari