Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito Nilson Gaspar formaliza entrega da ampliação e reforma do CRA - Centro de Reabilitação Animal

13/06/2022 11:37h


Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI
Foto

Serviço ganhou novos canis e baias individuais para melhor acomodar animais doentes

   

A Administração Municipal realizou a entrega oficial da obra de ampliação e reforma do prédio do CRA – Centro de Reabilitação Animal “Albino Narezzi” na manhã do último sábado (11). A cerimônia conduzida pelo prefeito Nilson Gaspar, contou com a presença de autoridades locais, representantes do Compda (Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal) e Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), e familiares do homenageado.

O prefeito, que participou da implantação do serviço em 2009, quando ainda era secretário de Serviços Urbanos, ressaltou que o trabalho de cuidado com os animais evoluiu muito no município, sempre com o apoio dos protetores de animais e também do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal. “Esse espaço evoluiu muito desde que foi criado e conta com toda a estrutura necessária para atender a demanda, principalmente de castrações. Hoje, o CRA soma quase 100 mil animais castrados, entre cães e gatos, e se cada um deles desse uma cria por ano, imagine quantos animais estariam nas ruas, hoje, se não fosse esse serviço”, acrescentou.

O atual secretário da Pasta, Guilherme Magnusson, reforçou que a proposta com mais essa ampliação do Centro de Reabilitação Animal, foi melhorar a capacidade de acolhimento e também os cuidados oferecidos aos animais que chegam no local. “O CRA é muito acolhedor e esse é um trabalho de extrema importância para o município, tanto no atendimento aos animais doentes que são abandonados nas ruas, como também, com o serviço de castração oferecido às famílias que não têm condições de pagar por isso. É importante lembrar, que todos os cães e gatos que são atendidos, saem daqui com um microchip, pelo qual pode ser acessado o cadastro com dados do animal e do proprietário, o que é um diferencial que ajuda muito na proteção do animal”, lembrou.

O presidente da Câmara Municipal, Pelo Lepinsk, elogiou o respeito com que a causa animal é tratada no município. “Um espaço como este, bem cuidado, equipado e que oferece um serviço gratuito e de qualidade, não é todo município que tem. Aqui, podemos dizer com certeza que a Administração Municipal respeita a causa animal, e pode conta com a ajuda da Câmara para isso”, resumiu.

Os vereadores Arthur Spíndola e Hélio Ribeiro também marcaram presença no evento, ao lado de secretários municipais.

 

Ampliação e reforma

Na parte ampliada, as novidades foram a construção de oito canis e 16 baias individuais para cães e gatos nas áreas de pré e pós-operatório, para melhor acomodar os animais doentes que são recolhidos pela Prefeitura e aqueles animais que estão em tratamento. O telhado dos gatis foi trocado para aumentar o conforto térmico, foi construído um ambulatório para cuidados dos animais que estão no CRA e uma nova sala de paramentação ligada ao centro cirúrgico.

O setor administrativo ganhou uma nova recepção com capacidade para dois guichês de atendimento e mais dois banheiros acessíveis.

Além da ampliação, que totalizou 120m² de área construída, todas as instalações já existentes passaram por manutenção e pintura geral.

O CRA foi criado em 2009 com a proposta de recolher animais de rua machucados e doentes que apresentam risco à população ou que estejam em sofrimento; animais submetidos a maus tratos por seus proprietários; suspeitos de raiva ou outras zoonoses, e animais mantidos em condições inadequadas; filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes.

Depois de receberem os cuidados necessários, os animais são encaminhados para adoção, quando não são resgatados pelos proprietários. O serviço também oferece castração gratuita de cães e gatos para famílias de Indaiatuba que não têm condições de pagar pela cirurgia.

O Centro de Reabilitação Animal funciona na rua Safira, 120, no Distrito Industrial Recreio Campestre Joia.

 

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 556

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba