Oficina para produção de curtas-metragens com celular tem inscrições abertas

Foto: Divulgação RIC/PMI
Oficina para produção de curtas-metragens com celular tem inscrições abertas

Atividade integra programação da Mostra de Filmes no Casarão

Parte integrante da programação da Mostra de Filmes no Casarão, a oficina Produção de Curta com Celular acontece dia 25 de junho, das 8h às 14h30, sob comando dos diretores Flávio Carnielli e Helen Quintans. Serão disponibilizadas 30 vagas e a inscrição é gratuita e online. Podem participar maiores de 16 anos e o único equipamento solicitado é um celular com câmera.

“Os celulares democratizaram a produção de cinema. Agora, chegou a sua vez de produzir um curta usando nada mais que seu celular e a sua criatividade”, convidam Flávio Carnielli e Helen Quintans.

A oficina é dividida em quatro partes, com as diversas etapas que envolvem a produção de um curta. Na primeira delas, os participantes algumas dicas simples, porém necessárias, para operar a câmera e o áudio do celular. Além disso, conferem curtas premiados no Festival do Minuto

A segunda parte é voltada para a elaboração de um roteiro, com dicas sobre estrutura, construção da história, características do curta e como atrair o interesse do espectador. Na terceira parte, os participantes formam grupos e elaboram seus roteiros para, na parte final da oficina, gravarem seus curtas-metragens.

Os curtas durante a oficina serão entregues aos ministrantes, que farão uma edição final e apontamentos sobre o trabalho entregue, que pode ser posteriormente exibido em Mostras ou disponibilizado virtualmente.

Ministrantes

Flávio Carnielli é um premiado diretor de terror do Brasil. Seus curtas circularam o mundo e receberam mais de uma dezena de prêmios, como Eternidade (2016), disponível no canal Prime Box Brazil e finalista do Festival Internacional de Cine Silente do México; Boneca (2019), finalista do BUT Film Festival, da Holanda; e Antônia (2020), vencedor de melhor curta internacional no MorceGO Vermelho Goiás Horror Film Festival e licenciado para o circuito “O Novo Cinema de Terror Brasileiro” do Itaú Cultural.

Seu longa Fórmula Selvagem (2021) foi licenciado pelo Governo de São Paulo via Proac 49/2021 e foi selecionado nos festivais Horror Realm Com (EUA), Weekend Horror (Alemanha) e BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente), um dos principais festivais de cinema da América Latina.

Helen Quintans atua em diversas funções no cinema. Como diretora, realizou o documentário O Entalhe do Sertão – A Arte de J. Borges, exibido na rede Sesc e no MIS São Paulo e o curta-metragem A Última Transmissão.

Como diretora de fotografia, recebeu o Prêmio Macaquinho Dourado do IV Festcine Pinhais de melhor direção pelo curta O Livro da Salvação e os prêmios de melhor fotografia pelo curta Antônia nos festivais Caruaru, FACI Festival e MorceGO Vermelho, além da menção honrosa no FESTCIMM.

Como diretora de arte, recebeu o prêmio da crítica Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte pelo curta Caicó (2020). A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Oficina Produção de Curta com Celular

Com: Flávio Carnielli e Helen Quintans