Assistência Social divulga serviços da Prefeitura em Ação Comunitária realizada no Carlos Aldrovandi na quinta e Parque Indaiá na sexta

20/06/2022 16:38h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Secretarias de Cultura, Esportes, Governo, Habitação e Saúde também participam

A Secretaria de Assistência Social dá sequência nas Ações Comunitárias em Indaiatuba nesta quinta-feira (23) no bairro Carlos Aldrovandi (em frente a UBS) com o objetivo de divulgar os serviços de diversos setores da Prefeitura de Indaiatuba que estão disponíveis para a população. Equipes da Secretaria de Cultura, Esportes, Governo, Habitação e Saúde também participam da segunda ação que acontece a partir das 9h na Rua Ântelo Bertelli Netto, 1000, Jardim Carlos Aldrovandi (em frente a UBS). Na sexta-feira (24) a mesma ação acontece no Parque Residencial Indaiá (também em frente a UBS) na Rua Christiano Seleguin, 139, das 9h às 12h.

A ação será aberta a todos os moradores dos bairros e adjacências e cada secretaria parceira divulgará algum serviço que esteja disponível para a população. O Governo divulgará o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), local onde é possível ter acesso às vagas de emprego disponíveis na cidade e realizar a emissão da Carteira de Trabalho. A Habitação realizará orientações sobre os Cadastros Habitacionais, onde a população que tem o sonho de ter a casa própria pode se inscrever para os projetos que saem pela Prefeitura. Esportes e Cultura divulgarão as aulas e oficinas que abrangem desde crianças até idosos em diversas modalidades e atividades. O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) entra como parceira para divulgar os programas, que possibilita aos jovens uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, por meio de treinamentos e programas de estágio e aprendizagem. A Secretaria de Saúde incentivará a imunização de crianças, adultos e idosos contra todas as doenças preveníveis por meio de vacinação.

Já a Secretaria de Assistência Social tem muito a divulgar, como por exemplo os serviços e programas ofertados pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), tais como informações sobre o Cadastro Único do Governo Federal que através dele terá o acesso aos Programas Sociais,  como o Auxílio Brasil - antigo Bolsa Família; Tarifa Social - desconto na água e energia; CrasJovem – insere o adolescente em atividades no contra turno escolar para desenvolvimento de capacidade cognitiva e a inserção ao mercado de trabalho; Golfe Chave para o Futuro – possibilita aulas de golfe e paisagismo em parceria com a associação Hurra! para que os jovens pratiquem a socialização e desenvolvam capacidades técnicas que possam garantir a elas uma oportunidade de trabalho neste meio; BPC (Benefício de Prestação Continuada) - garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos seguindo critérios ou à pessoas com deficiência de qualquer idade, também que estejam dentro das definições do Governo Federal.

Durante a ação, outros projetos também serão apresentados para a população que se enquadra em algum deles.

A primeira Ação Comunitária aconteceu em 10 de junho em Itaici e reuniu moradores da região que ainda não conheciam alguns serviços oferecidos pela Prefeitura de Indaiatuba.

• Redator(es): Gabriel Beccari