A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Fim de semana tem Feira Ambiental EcoPark para comemorar 30 anos do Parque Ecológico de Indaiatuba

23/06/2022 15:03h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Fim de semana tem Feira Ambiental EcoPark para comemorar 30 anos do Parque Ecológico de Indaiatuba

Feira acontece sábado e domingo e fecha programação do mês do Meio Ambiente

 

A Feira Ambiental EcoPark acontece neste fim de semana, na Pista de Aeromodelismo, em frente à Prefeitura. O evento organizado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente marcará o fechamento da programação do mês do Meio Ambiente e também integra as comemorações do aniversário de 30 anos do Parque Ecológico de Indaiatuba. A programação de sábado (25) e domingo (26) terá início às 9h e se estenderá até as 17h, com atrações gratuitas que incluem a exposição de mini animais, passeio de carroça puxada por trator, soltura de peixes, trilha ecológica e doação de mudas.

A dois dias da abertura da Feira, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalha em ritmo acelerado para concluir a montagem da estrutura que abrigará o evento. Aliás, o “cantinho” do Parque Ecológico escolhido para a EcoPark fica ao lado de um dos dois fragmentos de Mata Atlântica que compõem o principal cartão postal de Indaiatuba. Por dentro da “matinha”, como os indaiatubanos chamam essa área verde, será preparada uma trilha monitorada para que os visitantes possam conhecer um pouco mais da fauna e flora local.

Depois do sucesso da fazendinha montada no evento de lançamento da Fauna e Flora do Parque Ecológico, realizado em abril, as crianças novamente poderão visitar a fazendinha “Recanto Feliz”, com a exposição de mini animais como ovelhas, cabras, porcos, vacas e pôneis. Os passeios de carreta puxada por trator também estão confirmados na EcoPark, além da soltura de alevinos no Córrego do Barnabé que será realizada somente na manhã de sábado, oficina de suculentas e passeios ciclísticos organizados pela equipe do Projeto Ecobike.

Na programação de serviços da Feira Ambiental estão a doação de mudas de árvores e hortaliças pelo Projeto Click Árvore; cadastramento para castração e doação de animais pelo CRA-Centro de Reabilitação Animal; exposição da mini usina de Biodiesel; Van Laboratório do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); Carreta Ecológica com jogos interativos sobre reciclagem e exposição de equipamentos da Corpus; exposição do Programa Cata Bagulho e orientações sobre Licenciamento Ambiental. A van do Projeto de Educação no Trânsito do Departamento Municipal do Trânsito será apresentada no evento.

Como não poderia faltar, a Associação Mata Ciliar, parceira do município no trabalho de recuperação e reintegração de animais silvestres na natureza, terá um espaço garantido na EcoPark, e será responsável pela exposição de animais taxidermizados, exposição de sementes e jogos ambientais inspirados na amarelinha e adivinhação.

A Polícia Ambiental de Campinas também será parceira na Feira e estará à disposição do público para apresentar um pouco do trabalho de proteção das áreas verdes que é desenvolvido em nossa região, ao lado do Grupamento Ambiental da Guarda Civil de Indaiatuba. Os visitantes ainda poderão conhecer sobre o trabalho preventivo e de socorro desenvolvidos pela Defesa Civil do município e visitar o estande especialmente montado para esses profissionais.

Outra atração bastante esperada são os cães do Canil da Guarda Civil, que marcarão presença na Feira com as tradicionais apresentações que as famílias adoram e que serão organizadas ao longo do dia.

A Secretaria da Saúde estará presente com um Posto de Vacinação Contra Gripe para atender o público acima de seis meses de idade. O Programa de Controle da Dengue levará para a Feira um túnel inflável para divulgar o trabalho e orientar a população sobre a prevenção da doença.

Na programação ainda estão a participação do Koringa, com suas brincadeiras para completar a diversão das crianças, e os grupos de escoteiros da cidade – Rosa dos Ventos, Falcão Azul, Pérola Negra e Indaiá, que farão suas atividades no espaço ao logo dos dois dias da Ecopark.

A Praça de Alimentação ficará sob a responsabilidade das entidades assistenciais do município, com as tradicionais barracas de pastel, cachorro quente e bebidas.

O secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, ressaltou que a realização do evento também contará com o apoio das secretarias de Cultura, Educação, Obras e Vias Públicas e Relações Institucionais e Comunicação. “Temos uma equipe grande envolvida na realização desse evento e estamos contando com o apoio de várias secretarias e parceiros para montar uma grande Feira com foco no Meio Ambiente. Queremos proporcionar à população um evento bem completo, com atrações educativas e de lazer para toda a família”, concluiu o secretário.

 

30 anos do Parque

Desde setembro de 2021, a Administração Municipal vem realizando ações para marcar as três décadas de implantação do Parque Ecológico de Indaiatuba. O principal cartão postal de Indaiatuba foi instituído pela Lei Municipal nº 2.731, de 6 de setembro de 1991, e teve o primeiro trecho urbanizado entregue oficialmente à população um ano depois, em dezembro de 1992. A festa de aniversário continuará até dezembro, com mais ações voltadas ao Meio Ambiente, atrações culturais e serviços diversos que agitarão outros trechos do Parque. 

 Além das placas comemorativas instaladas na pista de caminhada e ciclovia, que foi um trabalho da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, a festa de aniversário dos 30 anos do Parque Ecológico já contou com várias outras ações espalhadas por trechos diferentes. A primeira ação foi realizada em outubro do ano passado na Concha Acústica, comandada pela Secretaria de Saúde, com orientações à população. Em dezembro, a Prefeitura inaugurou o Parque Pet, construído pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente no segundo trecho do Parque.

No início deste ano, o aniversário do Parque também foi tema de um desafio de e-sports promovido pela Thathi Record TV. O desafio “Criação no Parque” consistiu em construir o Parque Ecológico de Indaiatuba dentro do jogo Minecraft e usar a criatividade para acrescentar algo diferente, usando a imaginação para criar um mundo virtual dentro do parque. O evento foi realizado de forma on-line de 15 de janeiro a 04 de março, e a final foi transmitida no canal da Torneio de Jogos (link: https://www.youtube.com/c/TorneiodeJogos) e da TV Thathi (TV Thathi Record TV - YouTube).

A Secretaria de Serviços Urbanos também comandou o evento de lançamento dos totens da Fauna e Flora do Parque Ecológico, no estacionamento do Parque da Criança, em abril deste ano.

Em maio, a comemoração foi marcada pela realização do Maio Musical, sob o comando da Secretaria da Cultura, que trouxe uma programação especial para o palco montado em frente à Prefeitura. Este ano, o Maio também comemorou 30 anos.

 

Serviço:

Feira Ambiental EcoPark

Dias: 25 e 26 de junho

Horário: das 9h às 17h

Local: Pista de Aeromodelismo do Parque Ecológico (em frente à Prefeitura)

Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, altura do número 2.800 da Marginal Direita – Jardim Esplanada II

Entrada Gratuita

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 595

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba