Defesa Civil de Indaiatuba realiza o resgate e soltura de dois animais silvestres

06/07/2022 15:17h

Foto: Divulgação

Ação integra o plano de trabalho do PMVA - Programa Município VerdeAzul

A Defesa Civil de Indaiatuba realizou nesta terça-feira (5) o resgate e soltura de dois animais silvestres. A ação integra o plano de trabalho do PMVA - Programa Município VerdeAzul, no que se refere à proteção e preservação da fauna silvestre.

No período da manhã, funcionários do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), estavam trabalhando em uma área de reflorestamento no Distrito Industrial Nova Era, quando encontraram uma cobra cascavel jovem, com aproximadamente 70 cm. No anoitecer um munícipe, morador do Jardim Itamaracá, entrou em contato para informar que tinha um saruê em sua casa. Os dois animais não apresentavam nenhum ferimento e foram soltos na natureza.

Quando um munícipe encontrar um animal silvestre fora de seu habitat, deve comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil ou da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e, também, do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

No momento do resgate, a equipe da Defesa também orienta as pessoas envolvidas, sobre a importância de resgatar o animal com vida e de reintegrá-lo à natureza.

VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Indaiatuba é uma das cidades que possui o selo Município VerdeAzul e participa do programa desde 2011. Sendo assim, desenvolvendo anualmente um plano de gestão ambiental contendo ações, projetos, medidas, dados e metas para implantação e o desenvolvimento das diretivas previstas.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi