Relações Institucionais

 

Notícias

Defesa Civil de Indaiatuba realiza o resgate de um pássaro da espécie gralha-do-campo

12/07/2022 16:59h


Foto: Divulgação
Foto

Após receber os primeiros socorros, a gralha-do-campo foi transferida para a Associação Mata Ciliar

 

A Defesa Civil de Indaiatuba realizou na última semana o resgate de um pássaro da espécie gralha-do-campo ou gralha-de-topete. A ação integra o plano de trabalho do PMVA - Programa Município VerdeAzul, no que se refere à proteção e preservação da fauna silvestre.

A ocorrência iniciou com a ligação de um munícipe informando sobre o animal caído em sua chácara. O pássaro ferido na asa foi acolhido pelo coordenador da Defesa Civil e encaminhada para o CRA (Centro de Reabilitação Animal). Após receber os primeiros socorros, a gralha-do-campo foi transferida para a Associação Mata Ciliar, onde será tratada e reabilitada para depois ser solta, novamente, em áreas de mata na cidade onde foi encontrada. 

Quando um munícipe encontrar um animal silvestre fora de seu habitat, deve comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil ou da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e, também, do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593.

No momento do resgate, a equipe da Defesa também orienta as pessoas envolvidas, sobre a importância de resgatar o animal com vida e de reintegrá-lo à natureza.

VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Indaiatuba é uma das cidades que possui o selo Município VerdeAzul e participa do programa desde 2011. Sendo assim, desenvolvendo anualmente um plano de gestão ambiental contendo ações, projetos, medidas, dados e metas para implantação e o desenvolvimento das diretivas previstas.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 669

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba