Secretaria de Esportes promove projeto Agosto Esportivo nos 30 anos do Parque Ecológico

Atividades acontecerão em diversos equipamentos e praças esportivas ao longo do Parque Ecológico
14/07/2022 16:56h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Doze atividades acontecem ao longo do mês para todas as idades

Em comemoração aos 30 anos do Parque Ecológico, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, anuncia o projeto Agosto Esportivo, um mês inteiro de eventos criados para reunir os alunos dos programas esportivos, seus familiares e responsáveis, atletas da Secretaria de Esportes e a população. As atividades acontecerão em diversos equipamentos e praças esportivas ao longo do Parque Ecológico.

As atividades serão direcionadas para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, jovens de 15 a 21 anos, adultos, terceira idade e pessoas com deficiência. “O Agosto Esportivo foi criado para integrar os alunos dos projetos esportivos, a população e os atletas do Esporte em um mês de muitas atividades”, destaca o prefeito Nilson Gaspar.

“Este projeto foi criado a pedido do prefeito para que a Secretaria Municipal de Esportes integrasse a comemoração dos 30 anos do Parque Ecológico, um espaço já utilizado por muitos para a prática esportiva”, aponta o secretário Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Teremos 12 atividades de diversas modalidades, comprovando a pluralidade do Parque Ecológico, algo previsto desde seu projeto inicial”.

Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação do Agosto Esportivo:

6 de agosto, a partir das 9h – Festival de Capoeira

O Festival de Capoeira reunirá alunos dos projetos Esporte Cidadão, Juventude Esportiva e grupos de capoeira da cidade.
Local: Barco do Parque Ecológico
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/nº, Jardim Adriana

13 de agosto, a partir das 7h30 – Manhã Recreativa na Pista do Velódromo

Manhã recreativa com diversas atividades para os alunos do projeto piloto de ciclismo, juntamente com seus pais e responsáveis.
Local: Velódromo Municipal ‘Joaraci Mariano de Barros’
Endereço: Rua Miguel Domingues, 790, Jardim Regina

14 de agosto, às 8h – Caminhada da Terceira Idade

Alunos do Departamento de Lazer e dos grupos de Terceira Idade do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) se encontram para uma caminhada. A concentração acontece no Espaço Bem Viver, de onde os participantes saem pelo Parque Ecológico em direção à Pista de Skate, e retornam ao ponto de partida.
Local: Espaço Bem Viver
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 585, Vila Teller

20 de agosto, das 8h30 às 11h – Circuito Esportivo

O Circuito Esportivo será realizado em dois locais, paralelamente. Na Pista de Skate, professores e alunos do projeto piloto da modalidade recebem alunos das oficinas de break e danças urbanas da Secretaria Municipal de Cultura em evento que mistura esporte e cultura.

Na Pista de Bicicross ‘Luís Cláudio Katayama’, acontece apresentação dos alunos da modalidade BMX do projeto Esporte Cidadão e dos atletas da Associação de Ciclismo e BMX de Indaiatuba (ACBI).

20 de agosto, das 8h às 11h – Corrida de Orientação

A Secretaria Municipal de Esportes conta com o apoio do Departamento de Turismo, da Secretaria de Cultura; da Secretaria Municipal de Assistência Social, com alunos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); e do Grupo Escoteiros Indaiá, Grupo Escoteiro Shawãdawa, Grupo Escoteiro Pérola Negra, Grupo Escoteiro Falcão Azul e Grupo de Escoteiros Rosa dos Ventos em uma corrida de orientação com professores e coordenadores. A concentração acontece no Espaço Pet.

21 de agosto, das 8h às 10h – Ginástica no Parque

A Concha Acústica do Parque Ecológico recebe uma manhã de muitas atividades com aulas de ritmos, ginástica e alongamento para toda a população.

21 de agosto, das 10h às 13h – Desafio de Luta de Braço

Atletas de luta de braço de Indaiatuba e região participam deste desafio com disputa de troféus e muita interação em diversas categorias, em estrutura montada ao lado da Concha Acústica do Parque Ecológico.

27 de agosto, das 8h às 11h30 – Torneio de Futebol de Areia

Alunos do projeto Esporte Cidadão disputam Torneio de Futebol de Areia em diversas categorias, nas quadras de areia próximas ao Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), no Jardim Morada do Sol.

27 de agosto, das 9h às 12h30 – Clínica de Beach Tennis

Professores da Secretaria Municipal de Esportes oferecem uma Clínica de Beach Tennis para a população, na quadra de areia do Parque Temático do Parque Ecológico.

27 de agosto, das 8h às 10h30 – Oficina de Corrida Consciente

Orientações à população sobre corrida de rua e técnicas de corrida, com profissionais da Secretaria Municipal de Esportes. Concentração na área da marginal esquerda do Parque Ecológico, pouco antes do Espaço Pet.

28 de agosto, das 8h às 11h – Caminhada Inclusiva

Caminhada em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (Comdefi), equipe competitiva de paraciclismo da Secretaria Municipal de Esportes e o instituto Pernas Voluntárias, de Hortolândia, um projeto social sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas com deficiência motora e cognitiva por meio das corridas de rua, triciclo adaptado, bike adaptada, skate adaptado e o surf adaptado.

31 de agosto, às 19h – Ginástica no Parque (Encerramento)

O Barco do Parque Ecológico recebe evento que encerra o Agosto Esportivo, com aulas de ritmos, ginástica e alongamento para toda a população.

• Redator(es): Fábio Alexandre