Secretaria de Assistência Social abre novas vagas para curso de Educação Alimentar do Cresans

20/07/2022 09:10h

Foto: Divulgação RIC/PMI

Inscrições podem ser feitas on-line e são limitadas à 50 pessoas

Há pouco dias atrás, 60 pessoas se formaram em Indaiatuba no curso de Educação Alimentar oferecido pelo Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) por meio da Secretaria de Assistência Social. Agora, a partir desta quarta-feira (20), outras 50 pessoas podem se inscrever para um nova turma que se inicia de forma presencial em agosto.

O Projeto Educação Alimentar tem a duração de quatro meses, com aulas semanais, nos períodos manhã ou tarde. Os participantes recebem avaliação física e nutricional, análise dos exames bioquímicos e a elaboração de um plano alimentar em grupo, além de aulas na cozinha experimental.

O curso tem como objetivo, a prevenção e o tratamento das doenças crônicas, promovendo as mudanças de hábitos alimentares, através de orientações nutricionais, teóricas e práticas na cozinha experimental do Cresans, onde são indicadas formas de preparo e consumo correto dos alimentos da cesta básica, assim como frutas, verduras e legumes de época e cortes de carnes, cafés da manhã e lanches entre as refeições.

Alunos que passaram pelas últimas turmas relatam que entre os resultados obtidos, é notável a melhora na gastrite, refluxo, função intestinal, controle da pressão arterial, redução nos níveis de colesterol, triglicérides, gordura no fígado, glicemia, depressão e insônia. Pacientes em tratamento contra o câncer recebem indicações de alimentos que favorecem o paladar do paciente na fase de tratamento quimioterápico. A perda de peso é simplesmente resultado da adesão do participante às orientações nutricionais recebidas e postas em prática ao longo do projeto.

Os interessados devem se inscrever no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/seguranca-alimentar-e-nutricional/projeto-educacao-alimentar/

• Redator(es): Gabriel Beccari