Companhia de teatro de sombras promove peça e oficina gratuitas em Indaiatuba

Ingressos estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 25 de julho, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto
21/07/2022 09:54h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Companhia de teatro de sombras promove peça e oficina gratuitas em Indaiatuba

O Homem que Dançou com a Batata é atração no Piano no próximo dia 30

Criada a partir de pesquisa em antropologia feita sobre a presença de práticas humorísticas no cotidiano e no ritual da aldeia krahô Pedra Branca, a peça de teatro de sombras O Homem que Dançou com a Batata é atração no próximo dia 30 de julho, às 16 horas, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir de segunda-feira, dia 25.

Durante o espetáculo somos apresentados a Pedro, um jovem curioso que toma conhecimento de uma história do tempo em que humanos e plantas falavam a mesma língua e da existência do homem que dançou com a Batata. O povo Krahô chama esse homem de hôxwa. A peça conta, com pitadas de realismo fantástico e com referências do naturalismo krahô, como conhecemos o homem que conheceu o homem que dançou com a Batata.

Neste contexto, a dramaturgia se torna um convite a uma viagem feita através das sombras por deslocamentos causados pela transmissão de conhecimentos feita por narrativas e danças entre humanos, plantas e formas animadas.

O Homem que Dançou com a Batata é o espetáculo de estreia da Cia. de Teatro Mônoda e foi contemplado em 2021 por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Parte da verba arrecadada com as atividades é revertida para a aldeia Pedra branca, em parceria com a Associação Cultural Kajré.

Oficina

No domingo, 31 de julho, a Cia. de Teatro Mônoda promove a oficina Brincando de Sombra e Descobrindo o Mundo, para crianças de 8 a 12 anos. Os participantes irão descobrir como funciona o teatro de sombras na prática, em atividade que acontece das 9h às 12, no Casarão Cultural Pau Preto. As inscrições acontecem de forma online (confira o link abaixo).

O Homem que Dançou com a Batata é produzido por Ana Garbuio e Ártemis Produções, tem direção de Tatiane Souza, música de Fillipe Mil, cenário de Caio Marinho e design de Oru Florydo. O elenco é formado por José Olegário e Maurício Caetano.

Os ingressos estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 25 de julho, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). No sábado, dia 30, se ainda restarem ingressos, eles serão distribuídos ao público uma hora antes do início do espetáculo.

O Homem que Dançou com a Batata

Data: 30 de julho
Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Endereço: Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5.924 - Jardim Morada do Sol