Saae está em processo de licitação para atualização do plano diretor de combate a perdas

A contratação prevê o desenvolvimento de ações para diminuição dos indicadores de perdas
02/08/2022 11:35h

Foto: Marco Matos - DCS/Saae

Sala de comando do Centro de Controle de Operações (CCO), instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I)

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) apresentou ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) projetos para a atualização do Plano Diretor de Combate a Perdas de água e em março deste ano foi aprovado. Após a elaboração do edital, com ajustes pedidos pela entidade e na segunda feira, 25 de julho foi aberta a licitação para os serviços necessários para execução da revisão do plano.

O valor aprovado para o desenvolvimento dos desse projeto foi de R$ 616.188,08 (seiscentos e dezesseis mil e cento e oitenta e oito reais e vinte e oito centavos) sendo que R$492.950,46 (quatrocentos e noventa e dois mil e novecentos e cinquenta reais e quarenta e sei centavos) a fundo perdido e R$ 123.237,62 (cento e vinte três mil duzentos e trinta e sete reais e sessenta e dois centavos) em contrapartida do Saae.

Para realização das atividades deverão ser levados em conta todos os sistemas existentes, além dos estudos e projetos de ampliação dos sistemas de água desenvolvidos e especificados pelo Departamento de Projetos.

As ações previstas na licitação são a atualização do cadastro técnico, determinação de parâmetros de vazão e pressão, estudos de setorização, estudos para melhoria da macromedição, gerenciamento de pressões, programação dos serviços de pesquisa de vazamentos, determinação dos indicadores de perdas, diagnóstico e estudo para readequação e melhoria das unidades operacionais, diagnóstico do parque de hidrômetros e estudos para melhoria da gestão de micromedição, diagnóstico do estado das tubulações e descrição de ações de melhoria, atualização e calibração do modelo hidráulico computacional, definição de metas, indicadores de controle, planos de ação, relatórios de acompanhamento e relatório final.

O prazo estimado para desenvolvimento total dos trabalhos é de 12 (doze) meses, contados da data da assinatura da ordem de serviço (OS).

“O sistema de abastecimento e distribuição do Saae vem sendo modernizado graças à gestão e capacidade financeira da autarquia e das verbas conseguidas nos órgãos estaduais e federais através de projetos bem elaborados pela nossa equipe técnica, tornando esse sistema cada dia mais eficientes. “Afirma o superintendente do Saae, engenheiro, Pedro Claudio Salla.

A atualização do Plano Diretor de Combate a Perdas tem por objetivo apresentar soluções e ações a serem executadas para reduzir as perdas no município. Este trabalho fornecerá os elementos necessários para o Saae definir o elenco e o custo das ações para redução de perdas em patamares compatíveis tecnicamente.

• Redator(es): Marco Matos – DCS/Saae