A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Escolas municipais realizam trabalhos comemorativos ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Temática é trabalhada de forma interdisciplinar e como Tema Transversal na Rede Municipal
09/08/2022 15:02h


Foto: Divulgação
Escolas municipais realizam trabalhos comemorativos ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Jornal Sannazzaro Notícias com a entrevista indígena Xavante

Em 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para comemorar a data, as escolas promoveram diversos estudos sobre a cultura indígena, que acontecem de forma interdisciplinar e como Tema Transversal na Rede Municipal. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo garantir condições de existência dignas aos povos indígenas, principalmente no que se refere a preservação das condições de vida e cultura, bem como a garantia aos direitos humanos.

Na Emeb “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”, para aprofundar o tema, um indígena Xavante, Aldeia São Marcos, no Mato Grosso, foi entrevistado. O material foi publicado no Jornal Sannazzaro Notícias. A experiência proporcionou a descoberta de muitas informações sobre a cultura indígena, além de colocar em prática o estudo do gênero textual estudado nas aulas de Língua Portuguesa.

 Já a Emeb Professora Cleonice Lemos Naressi, desenvolveu um projeto com a temática, em que as crianças tiveram acesso as tradições orais, a cultura e formas de viver dos povos indígenas. Através de uma exposição os alunos puderam experimentar alimentos, como a mandioca e seus derivados, produzir adereços com os materiais que eram usados pelos indígenas, ouvir lendas e histórias desta etnia e conhecer as brincadeiras, músicas e danças para aprender um pouco mais da Cultura dos Povos Indígenas.


  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 754

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba