Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura dá andamento às obras do Ecoponto de Inertes e urbanização de praça no Eldorado

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente trabalha para entregar obras até final de setembro
11/08/2022 09:51h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Foto

Ecoponto de Inertes com espaço para projeto de educação ambiental ficará ao lado da praça Otávio Javali

A Prefeitura se prepara para entregar duas importantes obras no Jardim Eldorado voltadas ao lazer das famílias e ao meio ambiente. Desde junho a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente trabalha na construção do novo Ecoponto de Inertes e na urbanização da praça Otávio Javali, ambas na Rua do Badin. O diferencial do novo Ecoponto é que ele abrigará um projeto de lazer destinado à educação ambiental das crianças. Os trabalhos estão chegando na reta final e a previsão é de que as obras sejam entregues à população até o final de setembro.

O prefeito Nilson Gaspar explica que a proposta desse Ecoponto de Inertes é de oferecer um espaço adequado para que os moradores daquela região da cidade possam descartar corretamente materiais e, ao mesmo tempo, fortalecer o trabalho de estímulo ao descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. “É um Ecoponto completo como o que já temos no Jardim João Pioli e que recebe, inclusive, entulhos de pequenas reformas. O diferencial é que ao lado dele funcionará uma praça com brinquedos que ensinam sobre a limpeza urbana e sua importância”, informou.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, reforça que o espaço possibilitará à Prefeitura abordar sobre a importância da utilização correta dos ecopontos e ilhas ecológicas para a cidade e, também, trará informações sobre o programa de arborização. “As crianças vão brincar e, ao mesmo tempo, aprender sobre o uso correto das ilhas ecológicas e a importância de reciclar e cuidar do meio ambiente”, complementou.

Construído em parceria com a Corpus, que tem a concessão do serviço de limpeza urbana do município, o novo Ecoponto de Inertes funcionará entre as ruas Reverendo Eliseu Narciso, Francisco Denny e Rua do Badin, próximo ao Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto. Além dos recicláveis comuns, como papel, metal, vidro e plástico, o local receberá, de forma gratuita, entulhos e restos de obras de até 1m³, que é o equivalente ao tamanho de uma caixa d’água de mil litros, madeiras e restos de podas, móveis, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias. 

Praça Otávio Javali

Um novo espaço de lazer para as famílias também começou a ganhar forma do outro lado da rua Reverendo Eliseu Narciso. Basta atravessar a rua para chegar na praça Otávio Javali, que está em processo de urbanização. A área de lazer terá playground, academia ao ar livre, pista de caminhada no padrão do Parque Ecológico, com pavimentação asfáltica e sinalização, e meia quadra de basquete. O espaço será todo iluminado, receberá bancos, lixeiras e o paisagismo completará o projeto.

Os trabalhos preliminares de preparação e demarcação de solo já foram concluídos, as bases dos equipamentos de lazer e parte do paisagismo estão prontos e a próxima etapa será a pavimentação da pista de caminhada e o calçamento.

A praça Otávio Javali tem uma área de 5.860m² e está localizada na confluência das ruas do Badin, Reverendo Eliseu Narciso e Francisco Denny, no Jardim Eldorado. A Lei que dá nome à praça é a nº 4.570, de agosto de 2004, de autoria do ex-vereador Vivaldo Francisco Oliveira.