A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Parque do Mirim tem área preservada de Mata Cambará

Ao redor da represa do rio Capivari-Mirim há trechos com a presença da árvore nativa que ocupa uma Área de Preservação Ambiental
29/08/2022 16:20h


Foto: Arquivo – DCS - Saae
Parque do Mirim tem área preservada de Mata Cambará

Cambará é uma espécie nativa do Brasil e considerada rara nessa região

Uma área de Preservação da Mata Cambará também faz parte do cenário do Parque do Mirim, espaço inaugurado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), em 2018, com a missão de ser uma área de preservação ambiental com fins educacionais. A Cambará não possui cerne -- parte mais interna e mais dura dos troncos de uma árvore --, por isso é poupada da extração. Contudo, especialistas da apicultura, apontam que de suas flores as abelhas recolhem néctar para a produção de mel, considerado mais saboroso e consistente.

A mata preservada de Cambará está localizada entre o Museu e o Mirante do Parque do Mirim e também está presente ao redor da represa do rio Capivari-Mirim, o que gerou o aumento do cinturão verde da Barragem. Nativa do Brasil é uma espécie considerada rara nessa região, sendo mais comum em outros estados. A área foi concedida ao Saae para que fossem preservados os fragmentos de cambará, considerado um dos maiores agrupamentos da espécie na região.

A cambará, espécie conhecida também como candeia, cambará-de-folha-grande, cambará-do-mato e cambará-guacú, é uma árvore pequena e robusta e que, até em função disso, tem sua madeira muito utilizada para fabricação de móveis e no campo para a confecção de moirões de cerca. 

Uma curiosidade é que a espécie Cambará é tido como uma pioneira que é, propicia o surgimento de outras espécies arbóreas no seu entorno.

Além dessas características, suas folhas são medicinais, utilizadas em xarope contra a tosse, e é excelente melífera.

Quanto à sua aplicação no paisagismo, é indicada pela cor incomum de sua folhagem, prateada, e a forma retorcida de seus ramos. 

  • Redator(es): Departamento de Comunicação Social (DCS-Saae)
  • Release N.º: 818

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba