Relações Institucionais

 

Notícias

Saae intensifica campanha de conscientização "rede de esgotos não é lixeira"

Programa alerta população para não descartar qualquer tipo de resíduo em redes de esgotos
13/09/2022 08:20h


Foto: Divulgação
Foto

Utilizar a rede de esgotos, indevidamente, gera transtornos e prejuízos para todos

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), reforça a Campanha de Conscientização “Rede de Esgotos Não é Lixeira”. A ação é retomada constantemente pela Autarquia, para atentar a população sobre a importância de jogar lixo nas lixeiras e não nas redes de esgotos.

Utilizar as redes de esgotos, indevidamente, para descarte de cotonetes, absorvente, fio dental, cabelo, seringas, preservativos, embalagens como garrafa pet, roupas, restos de comida, bitucas de cigarro, medicamentos, óleo de cozinha, fraldas descartáveis, entre outros, ocasiona sobrecarga nas redes causando vazamentos internos nos imóveis e principalmente nas ruas, além de sobrecarregar a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

Esse esgoto muitas vezes chega aos rios e lagos, causando poluição, a morte de peixes e transmissão de doenças. Quando o entupimento acontece na rede interna dos imóveis, o esgoto retorna e causa prejuízos materiais para o morador do imóvel.

Outro agravante são os lixos descartados nas ruas que causam o entupimento dos bueiros e em dias de chuva a água transborda para as vias públicas.  

Para o Superintendente da Autarquia, Eng. Pedro Claudio Salla, a Campanha permanente, “Rede de Esgotos Não é Lixeira”, é realizada para que a população se conscientize que ações individuais sobre o meio ambiente causam danos coletivos. Por isso é preciso uma mudança de comportamento de todos, para que haja uma diminuição dos impactos negativos sobre o meio ambiente.

Lixo em Indaiatuba

 

No Córrego do Barnabé (Parque Ecológico), diariamente são recolhidos em seu entorno, 1700 litros de lixo, equivalente a 50 sacos de 30 litros. Os números de coleta em Indaiatuba registram mensalmente 200 toneladas de coleta seletiva, sendo 65% aproveitados e reciclados e 35% voltam para o resíduo domiciliar e são descartados, pois a separação foi feita incorretamente.

Ecopontos

Preocupados com preservação do Meio Ambiente, a Prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb), disponibilizam locais que permitem o gerenciamento de resíduos no Município.  Para exemplificar, temos os ecopontos de inertes criados e instalados em diferentes bairros de Indaiatuba, para que a população possa descartar objetos recicláveis, lixos eletrônicos e entulhos. Destacam-se ainda o Programa Novo Biodiesel Urbano, Coleta Domiciliar Urbana, Operação Cata Bagulho, Coleta Seletiva. Descarte de Pilhas e o Descarte de Óleo de Cozinha. Mais informações podem ser obtidas nos links: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/

  • Redator(es): Departamento de Comunicação Social /DCS Saae
  • Release N.º: 867

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba