Prefeitura se prepara para iniciar construção de elevado na Marginal Esquerda do Parque

Prefeito Nilson Gaspar emitiu Ordem de Serviços para início da obra, nesta semana
15/09/2022 10:47h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Local onde será construído o novo elevado, na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Marginal Esquerda

A Prefeitura de Indaiatuba se prepara para iniciar mais uma importante obra de infraestrutura viária no município. Nesta semana, o prefeito Nilson Gaspar emitiu a Ordem de Serviços para a construção do novo elevado sobre a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda, na confluência com a rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior. O elevado completará o projeto de mobilidade urbana iniciado em 2018, quando foi entregue o elevado da Marginal Direita, dando mais fluidez ao trânsito nessa região da cidade. O investimento é de R$ 7,5 milhões, com recursos próprios, e o prazo contratual para a entrega da obra é maio de 2024.

O prefeito reforça a importância da obra para melhorar as condições de tráfego nesse trecho do Parque Ecológico. “Em 2018, quando entregamos o primeiro elevado, já foi possível sentir uma melhora significativa no trânsito dessa região da cidade. Quem usa o trecho diariamente sabe bem a diferença que fez o elevado construído na Marginal Direita. Agora, vamos atender o sentido contrário da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, na Marginal Esquerda, que também concentra um fluxo grande de veículos e que tem apresentado muita lentidão no trânsito principalmente nos horários de pico. Dando fluidez ao trânsito, além de diminuirmos o tempo de deslocamento dos usuários da via, ainda diminuímos o risco de acidentes no local”, argumentou.

O novo elevado atenderá todo o volume de veículos que vem da zona sul e segue pela Marginal Esquerda do Parque, no sentido da região norte da cidade, e também os veículos que estão cruzando o Parque Ecológico para acessar a avenida Manoel Ruz Peres, na direção das regiões do Parque Campo Bonito ou do Jardim Morada do Sol.

Conforme o projeto da Secretaria de Obras e Vias Públicas, a rampa inicial do elevado terá 97,40 metros, com vigas de concreto protendido de vão livre de 37,79 metros, rampa de saída de 91,25 metros e a largura da pista será de 11,10 metros, o que resultará em 4.307m² de pavimentação asfáltica.

A obra também incluirá a execução de serviços de drenagem de águas pluviais, construção de 220 metros de guia se sarjetas e 681m² de calçadas, além do recapeamento de 6.000m² de via no entorno, sinalização vertical e instalação de nova iluminação.

O secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, o Dothe, orienta à população que se trata de uma obra bastante complexa e que deve gerar alguns transtornos até que seja totalmente concluída. As interdições de trânsito no trecho serão necessárias e os condutores de veículos devem procurar rotas alternativas durante o período.  “Estamos nos organizando para que a empresa responsável pela obra cause o mínimo de transtorno possível no trecho e nos colocamos à disposição para atender as ocorrências que surgirem. Os benefícios que a obra trará para a cidade, com certeza, compensarão os transtornos do período”, justificou.

As ocorrências poderão ser comunicadas à Administração Municipal por meio dos canais de comunicação oficiais disponibilizados aos munícipes: telefone 0800 770 7702; whatsapp (19) 9 9773-4701 ou na página do Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradeindaiatuba/. Os registros de intercorrências também poderão ser realizados pelo e-mail indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno