Indaiatuba recebe provas de ciclismo da 64ª edição dos Jogos Regionais neste final de semana

Disputas nas categorias Pista, Criterium e Resistência acontecem no Velódromo e Jardim dos Colibris
15/09/2022 11:17h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Equipe de ciclismo de Indaiatuba preparada para largada na tradicional Prova Ciclística de 1º de Maio

Chegou a vez do ciclismo na 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo na disputa da 64ª edição dos Jogos Regionais. Neste fim de semana, dias 16, 17 e 18, as provas nas categorias Pista, Criterium e Resistência acontecem em Indaiatuba reunindo participantes de diversas cidades. A competição tem supervisão e organização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Uma das novidades para os Jogos Regionais de 2022, que ocorrem entre 15 de junho e 18 de setembro, é que não existe mais uma cidade-sede. Os Jogos vêm sendo realizados em vários municípios dentro de cada região esportiva.

A programação oficial tem início na sexta-feira, dia 16, com as provas de Pista no Velódromo Municipal ‘Joaraci Mariano de Barros’, a partir das 8 horas. No sábado, dia 17, será a vez da Prova de Criterium, programada para a Avenida Luiz Bruno Petrilli, no Jardim dos Colibris, com início às 8h. Já no domingo, dia 18, acontecerá a Prova de Resistência, no mesmo local.

A prova de Criterium tem algumas características próprias, como a velocidade média e a intensidade, que são sensivelmente superiores a outras provas livres de ciclismo em circuitos abertos. Todas as voltas valem pontos para o primeiro e o segundo colocados, vencendo o que somar mais pontos.

Expectativas

Na prova de Pista, Indaiatuba entra na pista com seis atletas: Letícia Azevedo, Ana Flávia Peres e Carolin Barbosa no feminino e Ricardo Freitas, Gabriel Masotti e Fernando Sikora no masculino. Oswaldo Luiz Berteli Júnior, o Juninho, coordenador da equipe, afirma que as perspectivas são boas. “No ciclismo, somos os atuais tricampeões dos Regionais e queremos manter essa escrita”, aponta. “A equipe de Rio Claro será nossa maior adversária”.

Na Criterium, Indaiatuba participa com os atletas Armando Camargo Filho, o Piá, Fernando Sikora, Endrigo Pereira, Caio Godoy e Adriano Groff. “A equipe será definida momentos antes da prova, obedecendo estratégias e o momento de cada atleta”, conta Juninho. No feminino, disputam a prova Carolina Barbosa, Silvia Augusto e Lutécia Azevedo.

Essas mesmas atletas disputam a prova de Resistência no domingo, enquanto Milton Jun Takahara, Carlos Jeferson e Ricardo Freitas correm pelo masculino. “As expectativas são boas e entramos com força para buscar bons resultados nos Jogos Regionais”, analisa o coordenador.

O Velódromo Municipal está localizado na Rua Miguel Domingues, 790, no Jardim Regina.

• Redator(es): Fábio Alexandre