Secretaria de Educação promove a 15ª Feira Literária no sábado (17)

Todas unidades escolares da Rede Municipal estarão abertas para a atividade cultural das 9h às 12h
15/09/2022 15:57h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI
Secretaria de Educação promove a 15ª Feira Literária no sábado (17)

Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula pelos alunos da Rede Municipal de Ensino

Neste sábado, 17 de setembro, das 9h às 12h, todas unidades escolares da Rede Municipal estarão abertas para a atividade cultural “15ª Feira Literária” que consolida o Projeto “Ler Faz Bem”. O objetivo é expor os trabalhos realizados em sala de aula e através deste momento aproximar a participação dos familiares e da comunidade a qual a escola está inserida.

Projeto "Ler Faz Bem"

O Projeto "Ler Faz Bem" promove o aprimoramento das linguagens oral e escrita e tem como principal objetivo, despertar o gosto e o hábito da leitura pelos alunos; pois através desta prática a criança desenvolve o conhecimento de mundo, torna-se mais crítica e aprende de forma prazerosa os conhecimentos fundamentais que a escola precisa ensinar. Este projeto, compõe-se de várias ações de incentivo à leitura e escrita, dentre elas, a produção de um livro artesanal ou digital pelos alunos com orientação do Professor. A exposição dos trabalhos culmina no evento anual conhecido como Feira Literária.

Nos anos de 2007 a 2009, a Feira Literária foi realizada no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Em 2010 a 2011 aconteceu no Centro Esportivo do Trabalhador; de 2012 a 2016 foi transferida para o Pavilhão da Viber. A pedido dos gestores das escolas, com o objetivo de ampliar a participação dos familiares e da comunidade na qual a escola está inserida, desde 2017 o evento é realizado dentro das unidades escolares.

Em 2020 não aconteceu devido a pandemia de Covid-19. Em 2021 ocorreu a 14ª edição do evento adaptada para o formato on-line por conta da continuidade da pandemia. Neste formato, o evento contou com: contação de histórias, bate papo literário, jogral, declamações, leitura deleite e entrevista com autores de livros, teatro de sombras, dramatizações e outras ações que envolvam a temática.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi