Reunião dos analistas de regulação e fiscalização da ARESPCJ com os representantes dos departamentos do Saae
Na última quinta-feira, dia 15, representantes
de diversos departamento do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) estiveram reunidos com a Tato Consultoria, empresa contratada pela Agência
Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari
e Jundiaí (ARES-PCJ), para auditar as ações realizadas pela autarquia para a
implantação da terceira etapa da metodologia “ACERTAR”, um projeto entre o
Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação –
ABAR , através do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS, que
tem como objetivo aprimorar os processos de gestão das informações dos
prestadores de serviços de saneamento, visando o desenvolvimento de
Metodologias de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de
Informações sobre Saneamento (SNIS).
Participaram da reunião pela Tato
Consultoria, o diretor de administração Thiago Ademir, os consultores Edson
Almeida, Alberto Camargo e Alisson Rodrigo, pela ARESPCJ os analistas de Regulação
e Fiscalização Edilincon Martins de Albuquerque e Sergio Rodrigues de Carvalho,
e pelo Saae representantes de diversos departamentos: Administração,
Arrecadação, Contabilidade, Gabinete, Informática, Hidrometria e Fiscalização, Planejamento,
Projetos, Tratamento e Manutenção.
O ACERTAR é composto por 5
etapas: 1 - Diagnóstico das práticas de auditoria e certificação de informações
adotadas por parte das agências reguladoras,
2 - Desenvolvimento de metodologias e elaboração de guias para auditoria
e certificação das informações fornecidas pelos prestadores de serviço ao SNIS,
3 - Campanhas piloto para aplicação dos guias em prestadores de serviços, 4 - Elaboração
de manual de melhores práticas de gestão de informações destinados aos prestadores
de serviços e 5 - Cursos sobre as metodologias propostas para auditoria das
informações geradas pelos prestadores de serviços.
A primeira etapa foi o mapeamento
dos processos, afim de identificar os procedimentos na autarquia. A segunda
consiste no envio de todo este material para a ARES-PCJ através da plataforma
PROTIX e a terceira etapa consiste na auditoria dos técnicos que analisaram as
informações e orientam as ações e ajustes necessários para implantação das
próximas etapas.
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