Museu Ferroviário de Indaiatuba recebe Roda de Choro do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo

Repertório reúne clássicos do gênero e músicos podem participar, basta levar um instrumento
21/09/2022 11:20h

Foto: Andrelino JS RIC/PMI

Núcleo foi criado para promover a educação musical e preservar a obra de Nabor Pires Camargo

O Núcleo Musical Nabor Pires Camargo apresenta no próximo sábado, dia 24, a partir das 10 horas, no Museu Ferroviário de Indaiatuba, uma Roda de Choro com grandes sucessos de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e do clarinetista, pianista e grande chorão nascido em Indaiatuba, que dá nome ao projeto. A entrada é franca e todos estão convidados a prestigiar esse genuíno estilo musical brasileiro surgido em meados do Século XIX. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O grupo de choro formado pelos oficineiros do Núcleo tem como objetivo resgatar e difundir a cultura do choro em nossa cidade, manter viva a memória de Nabor Pires Camargo e também funcionar como um canal de intercâmbio de conhecimento, uma vez que a roda será aberta a todos os músicos. Para participar, basta levar seu instrumento.

A atividade será comandada pelos professores do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo. São eles: Bruna Takeuti (cavaquinho), Danilo Campovilla (violão), Mabel Zattera (flauta) e Rafael Meira (cavaquinho).

A Roda de Choro integra a programação deste sábado, dia 24, no Museu Ferroviário de Indaiatuba, que conta ainda com expositores da Feira das Artes de Indaiatuba e o funcionamento da histórica Locomotiva a Vapor Nº 10. O Museu está localizado na Praça Newton Prado, s/nº, no Jardim Pompeia. Mais Informações pelo telefone (19) 3875-8383. Em caso de chuva, a atividade será transferida para a Tulha do Casarão Cultural Pau Preto.

O projeto

Criado com a finalidade de promover educação musical como forma de valorizar, difundir e preservar a cultura local relacionada ao choro, jazz, samba e MPB (Música Popular Brasileira), o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo foi instituído pela lei 7.672, de 29 de setembro de 2021, e possui a finalidade de promover a educação musical, preservando, valorizando e difundindo este grande ícone da música municipal e nacional.

Sediado no Casarão, será responsável por promover oficinas musicais permanentes e eventos culturais relacionados neste primeiro momento ao choro e ao samba, se estendendo futuramente aos estilos de MPB e Jazz.

• Redator(es): Fábio Alexandre