Secretárias visitam o Porto Digital em Recife para buscar inovações para o município

Intuito é trazer novas tecnologias para melhorar a gestão
21/09/2022 16:39h

Foto: Divulgação/RIC-PMI

O Diretor do Depin, a secretária de Cultura, a secretária de Relações Institucionais e Comunicação e a gestora do Porto Digital

A secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra Graziela Milani, a secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho e o Diretor do Departamento da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Indaiatuba, José Carlos Melli Filho, estiveram  na tarde desta quarta-feira (21/09), visitando o Porto Digital, em Recife.  O convite foi realizado pela gestora do Porto Digital, Gabriela Alencar, que os acompanhou em uma visita guiada neste, que é um dos principais ambientes de inovação do país  eleito, por três vezes, o melhor parque tecnológico do Brasil nos anos de 2007, 2011 e 2015 pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O local, conta com um parque tecnológico com Software e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design. O objetivo da visita é trazer para o município inovações tecnológicas a fim de facilitar ainda mais a vida dos cidadãos. “Estamos, em constante busca para que o município adquira soluções tecnológicas a fim de melhorar  ainda mais o atendimento à população. Viemos com a finalidade de obter exemplos de ferramentas que possamos desenvolver para as secretarias”, explica a secretária de Cultura, Tania Castanho.

O parque é formado por 350 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com 14,7 mil profissionais e empreendedores, que compreende desde startups até multinacionais. “Esse encontro permite abrir os horizontes e faz com que possamos nos basear em algumas estratégias apresentadas para desenvolvermos aplicativos ou sistemas melhores. Também pode trazer novas alternativas nos serviços que já possuimos. Essa é uma área que muda rápido, por isso a atualização é necessária. Muito legal poder voltar com bagagem de grandes empresas”, destaca José Carlos Melli Filho.

De acordo com a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, a cidade já compreende grande parte dos serviços de forma digital, mas sempre está buscando uma forma de aprimorar. “Indaiatuba está cada vez mais digital. Nós buscamos constantemente a tecnologia como nossa aliada, sempre pensando na melhoria da gestão e na comodidade da população em ter os serviços da Prefeitura na palma da mão. Nesta semana lançamos o Minha Indaiatuba que dá acesso a todos os serviços em uma plataforma digital. É essencial,  essa troca de experiência”, ressalta.

• Redator(es): Alyne Cervo