Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura conclui obra dos retornos nas avenidas Fábio Roberto Barnabé e Fábio Ferraz Bicudo

Criação de faixas com passagem livre permite mais fluidez do trânsito no cruzamento
28/09/2022 14:33h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Foto

Reformulação do trânsito no trecho foi projetada e executada pela Secretaria de Obras e Vias Públicas

A obra de reformulação de trânsito no cruzamento das avenidas Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Fábio Ferraz Bicudo está concluída. No trecho, foram instalados retornos para atender as Marginais Direita e Esquerda do Parque Ecológico e implantadas faixas de passagem livre, para dar mais fluidez ao trânsito. A iluminação também recebeu um reforço com lâmpadas LED. A Secretaria de Obras e Vias Públicas complementará a obra com a criação de um bolsão de estacionamento e uma ciclovia no canteiro central da Fábio Ferraz, entre a Marginal Direita e a rotatória na altura da rua Dr. Pedro Maschietto. Os trabalhos já estão em andamento.

As mudanças, que foram projetadas e executadas pela Secretaria de Obras, possibilitou aos condutores de veículos que seguem na Marginal Direita fazerem o retorno para a Marginal Esquerda sem precisar passar pelo semáforo do cruzamento. Esses mesmos condutores, agora têm a opção de acessar a Fábio Ferraz Bicudo sentido centro-bairro, com passagem livre, o que provocou uma redução no volume de veículos no semáforo, que passou a ordenar o trânsito apenas para quem segue na via.

Os motoristas que trafegam na Marginal Esquerda e precisam acessar a Marginal Direita, também não precisam mais esperar no semáforo, podendo usar a faixa de retorno que foi criada no trecho. O semáforo ficou para aqueles que seguem na via no sentido avenida Conceição, ou que precisam acessar a Fábio Ferraz Bicudo.

A reformulação viária no local ainda criou uma passagem livre à direita na Fábio Ferraz, sentido bairro-centro, para os condutores de veículos que estão na via e querem acessar a Marginal Direita do Parque, sentido bairro-centro.

Para o prefeito Nilson Gaspar, o objetivo da obra foi conquistado, com a melhora na fluidez do trânsito no trecho. “Os retornos facilitaram bastante para os motoristas que utilizam essas duas avenidas diariamente, porque o trânsito está fluindo melhor e o tempo de espera nos semáforos diminuiu nos horários de pico”, finalizou.

No total, os dois retornos somam 946 metros lineares de vias. As mudanças também resultaram em mais de 1,2 quilômetros de vias recapeadas e melhorias em 946 metros de ciclovias.