Doze bandas garantem vaga na final da 20ª edição do Festival de Rock de Indaiatuba

Eliminatórias aconteceram dias 18, 24 e 25 no Espaço Viber, com shows de Pavilhão 9 e Korzus
29/09/2022 09:59h

Foto: Fábio Alexandre RIC/PMI

A banda Korzus encerrou as eliminatórias do 20º Festival de Rock de Indaiatuba

Após três dias de muita música, os jurados da 20ª edição do Festival de Rock de Indaiatuba selecionaram 12 bandas para a final da competição, que acontece dia 9 de outubro, a partir das 15 horas, em palco montado em frente à Prefeitura de Indaiatuba, com shows da banda Insone, vencedora do Festival de Rock em 2021, e da Plebe Rude.

Estão classificadas para a final do 20º Festival de Rock de Indaiatuba as bandas 60Hertz (Indaiatuba), All my Pain (Indaiatuba), Aslam (Indaiatuba), Banda DVS (Indaiatuba), Black Mapache (Indaiatuba), Doma (Guarulhos), Gambia Rock (Indaiatuba), Giovanna Moraes (São Paulo), Hunger (Indaiatuba), Incêndio (Indaiatuba), Radioativa (Rio de Janeiro) e Triunfo (Indaiatuba).

As eliminatórias contaram ainda com shows das bandas Pavilhão 9, no dia 18 de setembro, e Korzus, no dia 25. O corpo de jurados contou com Marcello Pompeu, Tadeu Pattola e Ivan Busic (saiba mais abaixo), que avaliaram os seguintes quesitos: interpretação (expressão musical, afinação, dicção e presença de palco), composição (estrutura poética e contexto da obra) e desempenho musical (criatividade, arranjo, técnica e entrosamento), que receberam notas de zero a dez.

A banda com a nota mais elevada no critério composição será vencedora do prêmio da categoria, mas o resultado será divulgado apenas na final. Esta nota será mantida para todas as bandas e somada aos demais critérios, interpretação e desempenho musical, que serão zerados e novamente julgados.

“Todas as bandas foram bem legais, por isso escolhemos 12 finalistas, ao invés das dez inicialmente previstas”, comenta o presidente do júri, Tadeu Pattola. “Analisamos criteriosamente todas as bandas e podemos dizer que as 12 bandas finalistas estão um pouco mais prontas e as demais vão chegar lá também, basta seguir firme”, completou Ivan Busic.

O 20º Festival de Rock de Indaiatuba é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura, com correalização de Juntos pela Cultura e Amigos da Arte.

A final acontece dia 9 de outubro com apresentações das bandas finalistas e shows da Insone, vencedora do festival em 2021, e da Plebe Rude. O vencedor leva o prêmio de R$ 6.600, enquanto o segundo colocado garante R$ 4.950 e o terceiro, R$ 3.850. Melhor intérprete e melhor composição ganham, cada um, R$ 2.200.

Jurados

O músico e produtor Marcello Pompeu é vocalista e fundador do Korzus, uma das mais cultuadas bandas de heavy metal do Brasil e atração do último dia de eliminatórias do 20º Festival de Rock de Indaiatuba.

Com mais de 35 anos de carreira à frente do grupo, já lançou nove álbuns no Brasil e três no exterior. Pompeu é considerado um dos principais nomes da cena metal, foi capa de todas as revistas especializadas e participou de várias turnês internacionais e de grandes festivais como o Rock in Rio.

Considerado como um dos mais renomados produtores musicais do Brasil, Tadeu Patolla ganhou sete discos de ouro e platina com o Charlie Brown Jr. e um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro com o guitarrista e cantor Beto Lee.

Com 40 anos de carreira, trabalhou com vários artistas de rock e hip hop como Strike, Aliados, Projota e Biquíni Cavadão. Atualmente, se dedica à produção de novas bandas, criando espaço para a cena rock no Brasil, destacando e incentivando o segmento.

Um dos principais bateristas da cena rock nacional, Ivan Busic fundou e integra a banda Dr. Sin, ao lado do irmão Andria, desde 1991.

Começou sua carreira em 1987 na banda A Chave do Sol e dois anos depois foi convidado pelo saudoso guitarrista Wander Taffo para integrar a Banda Taffo, onde gravou dois discos e ficou até o seu final, em 1992. Logo após, criou o Dr. Sin e se apresentou em grandes festivais como Hollywood Rock, Monsters of Rock e Rock in Rio.

• Redator(es): Fábio Alexandre