Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação é prorrogada até 31 de outubro

Imunização direcionada para crianças de 1 até 5 anos de idade previne contra paralisia infantil
30/09/2022 14:29h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Indaiatuba vacinou 8.992 crianças contra poliomielite, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 68,3%

O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Os pais que ainda não imunizaram seus filhos terão até o dia 31 de outubro para leva-los em uma unidade de saúde e protegê-los contra a paralisia infantil e outras doenças. A vacinação contra pólio é destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. A prorrogação é necessária devido à baixa adesão na cobertura vacinal em todo país. Em Indaiatuba, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 8.992 crianças, o que corresponde a 68,3% da população que se encaixa nessa faixa etária.

A meta do governo federal é imunizar 95% das crianças de 1 até 5 anos contra a poliomielite, mas até agora a média da cobertura vacinal no país é de apenas 52%.

A Secretaria Municipal de Saúde avisa que a campanha segue em todas as unidades básicas de saúde de Indaiatuba, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. É obrigatório que o responsável apresente documento com foto dele, RG ou Certidão de Nascimento da criança, além da caderneta de vacina da criança.

A Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença que foi erradicada no país há mais de 20 anos.

No Brasil, o último caso de paralisia infantil foi detectado em 1989 e ganhou o certificado de erradicação em 1994. Apesar disso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um país com alto risco do retorno da poliomielite em função das baixas coberturas vacinais.

Multivacinação

A Campanha de Multivacinação, que também foi prorrogada até 31 de outubro, é voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com vacinas em atraso. Até esta semana, 2.188 crianças menores de um ano atualizaram as vacinas que estavam em atraso na carteirinha de vacinação, entre elas, pentavalente, pólio inativada, rotavírus, pneumo10 e meningo C.

No grupo de crianças maiores de 5 e menores de 15 anos foram aplicadas 4.100 vacinas que incluíram a pólio oral, tríplice bacteriana, tríplice viral – src, varicela, dupla adulto, meningite C, meningite ACWY e hepatatite B.

É importante esclarecer que a multivacinação não tem uma meta a ser cumprida, é apenas para atualização da caderneta de vacinas.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno