Inscrições para 18º Prêmio Literário Acrísio de Camargo - Nova Geração seguem até o dia 20

Escritores de 15 a 29 anos de idade podem participar nas modalidades Conto, Crônica ou Poesia
04/10/2022 15:56h

Foto: Divulgação RIC/PMI

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20 de outubro, através do site da Prefeitura

Jovens escritores de 15 a 29 anos de idade podem se inscrever no 18º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração até o dia 20 de outubro em três modalidades: Conto, Crônica ou Poesia. O objetivo do prêmio é divulgar o nome do autor da letra do Hino de Indaiatuba e incentivar a produção literária local. O Edital completo pode ser conferido no site da Prefeitura de Indaiatuba, que promove o concurso por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Nos últimos anos, o Prêmio Acrísio de Camargo ganhou novos ares com a participação de jovens escritores de Indaiatuba”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Queremos assim abrir espaço para estes talentos, para que eles continuem apostando na literatura e participem de projetos como o Outubro Literário”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 12h do dia 20 de outubro, através do site da Prefeitura de Indaiatuba (confira o link abaixo). Os interessados poderão inscrever até três obras em cada uma das três modalidades do concurso, obrigatoriamente inéditas, não publicadas e não participantes de nenhum outro concurso literário nacional ou internacional.

Com sua inscrição confirmada, o candidato deve participar da Oficina de Gêneros Literários, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura, no dia 22 de outubro, das 8h30 às 16h30, no Bosque do Saber, localizado na Rua João Batista D’Alessandro, 610, Jardim do Sol.

Aos menores de 18 anos será exigida autorização do pai ou responsável, disponível para preenchimento em área específica da Ficha de Inscrição. Os trabalhos serão julgados por profissionais da literatura, cujos nomes serão mantidos em sigilo até a solenidade de entrega dos prêmios. Todos receberão os textos inscritos sem a identificação dos autores.

Serão escolhidos até três textos em cada modalidade e os jurados poderão ainda indicar outras três Menções Honrosas. Os nomes dos autores vencedores e suas respectivas obras serão anunciados no dia 29 de outubro, na programação do Festival Outubro Literário, e também no site da Prefeitura de Indaiatuba. A data e local da entrega dos prêmios e certificados serão divulgados em breve.

Os trabalhos vencedores em Conto, Crônica e Poesia, assim como as Menções Honrosas, serão publicados no formato de coletânea, em livro impresso ou por meios eletrônicos. A premiação, estabelecida em projeto de lei, será de R$ 3.300 ao primeiro colocado, R$ 2.200 para o segundo e R$ 1.100 para o terceiro. Os valores são referentes a cada modalidade do concurso.

Homenageado

Nascido em 1899 em Jundiaí, Acrísio de Camargo morou em Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas foi nas artes que ganhou maior notoriedade, dedicando-se à poesia sertaneja, à pintura, folclore, teatro e radialismo.

Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. O Hino de Indaiatuba, com letra sua e melodia de Nabor Pires de Camargo, foi elaborado em 1930 a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião em que foi comemorado o 1º centenário de elevação de Indaiatuba a freguesia.

A contribuição do poeta para o desenvolvimento cultural do município é lembrada com a realização deste Prêmio Literário, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura.

18º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração

Inscrições: até 20 de outubro