Secretaria Municipal de Cultura abre cadastro para escritores de diversos gêneros literários

Objetivo é oferecer a oportunidade de estreitar laços com o público em diversos eventos
04/10/2022 16:05h

Foto: Divulgação RIC/PMI

Cadastro é voltado para escritores residentes no município, com obras publicadas

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança edital com o objetivo de cadastrar escritores residentes no município, interessados em apresentar seus trabalhos em espaços públicos determinados pela pasta. O objetivo é estimular a leitura e difundir, fomentar e facilitar o acesso à literatura, além de oferecer aos escritores a oportunidade de estreitar laços com o público.

“Este edital visa o credenciamento e seleção de escritores interessados em participar de eventos que possibilitem a divulgação e venda de seus livros, espontaneamente, em espaços públicos abertos e fechados, tais como praças, parques, largos, boulevards, ruas, teatros e outros equipamentos públicos da própria Secretaria Municipal de Cultura, com calendários de eventos a serem posteriormente divulgados”, destaca a titular da pasta, Tânia Castanho.

Este cadastro é voltado exclusivamente para escritores residentes no município, com obras publicadas em formato de livro físico em papel ou eletrônico, nos diferentes gêneros da Literatura, de Ficção e Não Ficção, entre elas Romance, Novela, Conto, Ensaio, Biografia, Quadrinhos, Literatura de Cordel, Ilustração, Narrativas da Vida Real e Poesia.

O Edital não prevê o custeio de cachês, deslocamento, estadia e alimentação de escritores. A Secretaria Municipal de Cultura se isenta de qualquer tipo de remuneração pelos livros, devendo o escritor comercializar diretamente os exemplares de suas obras já publicadas.

Comissão

Uma Comissão de Seleção formada por três funcionários da Secretaria Municipal de Cultura, mais um curador externo, será responsável pela seleção dos livros a serem expostos no Encontro de Escritores de Indaiatuba e outros eventos, tendo como critérios a pertinência das obras dentro dos diferentes campos previstos.

As inscrições seguem até às 12h do dia 14 de outubro, exclusivamente pelo site da Prefeitura de Indaiatuba (confira o link abaixo). Todas as propostas entregues serão avaliadas seguindo os seguintes critérios: qualidade artística e técnica dos candidatos; currículo/portfólio e detalhamento claro e coerente da proposta.

Como contrapartida o autor deverá se comprometer a doar, no mínimo, cinco exemplares de sua obra para a Biblioteca Municipal ou Salas de Leitura indicadas pela Secretaria Municipal de Cultura.

Cadastro de Escritores de Indaiatuba
: até 14 de outubro