Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Indaiatuba é apresentado a vereadores

População pode consultar documento no site da Prefeitura e enviar dúvidas e sugestões
14/10/2022 14:06h

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

Eficiência na gestão dos serviços de coleta domiciliar e coleta seletiva é elogiada na execução do estudo

O prefeito Nilson Gaspar participou na quinta-feira (13/10) da apresentação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS de Indaiatuba para os vereadores. O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito. O trabalho é resultado dos dados levantados pelo Diagnóstico do Resíduos Sólidos do Município, e integra o contrato firmado com a empresa Novaes Engenharia e Construções para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB. O PGIRS está disponível para consulta pública no site da Prefeitura. As dúvidas e sugestões da população podem ser encaminhadas para os e-mails pmsbindaiatuba@gmail.com e meioambiente.pgirs@indaiatuba.sp.gov.br .

A elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos segue diretrizes do novo marco do saneamento e a Lei nº12.305, de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pelo Decreto nº 10.936, de 12 de janeiro de 2022.

O prefeito Nilson Gaspar destacou a evolução na área do saneamento que a cidade vem experimentando nas duas últimas décadas. “A Administração Municipal tem feito grandes investimentos em saneamento, com destaque para a barragem do Rio Capivari-Mirim, concluída em 2015, e a finalização das ampliações da Estação de Tratamento de Esgoto “Mário Araldo Candello”, entregue em 2020. Em Indaiatuba, 98% da população é atendida com água tratada e 100% do volume coletado de esgoto também já é tratado”, argumentou. “Mas isso não nos faz acomodar, porque é preciso continuar buscando investimentos na área para acompanhar o crescimento da cidade e cuidar da nossa população como ela merece”, acrescentou.

Durante a apresentação, os técnicos da empresa Novaes elogiaram o município por manter a nota de 9.8 no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos - IQR, que é indicador de excelência junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb para a disposição final dos resíduos. A gestão dos serviços de coleta domiciliar, coleta seletiva e serviços relacionados também foram classificados pela empresa como eficientes, o que faz Indaiatuba se destacar como a mais eficiente entre 50 empresas no Estado de São Paulo em que a Novaes atuou na elaboração de Planos de Saneamento.

Estiveram presentes os vereadores Silene Carvalini; Othniel Harfuch; Alexandre Peres; Arthur Spíndola; Sérgio Teixeira; Wilson José dos Santos e Hélio Ribeiro. Também participaram da reunião, os secretários de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani; de Negócios Jurídicos, Wanderley José Boni; de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira; de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson.

Revisão do PMSB

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou o processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB em agosto de 2021. A ação tem como objetivo principal a universalização dos serviços no município, tendo como metas melhorar a saúde e qualidade de vida dos munícipes por meio do saneamento básico.

Além do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a empresa responsável pela revisão já entregou até agora, os Plano de Trabalho, Plano de Mobilização Social e o Diagnóstico, que também estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Ainda estão em formulação a Concepção dos Programas, Mecanismos e Procedimentos de Controle Social e o Relatório Final do PMSB.

Para elaborar um diagnóstico da situação do saneamento no município de Indaiatuba, foi realizada a consulta a população, com a plena participação dos moradores de Indaiatuba na sua elaboração por meio de um questionário com informações ligadas ao tema.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno