Secretaria de Saúde promove evento de orientação sobre diabetes sábado na Praça Prudente de Moraes

Em parceria com a Associação Sempre Amigos e a Fenad, evento acontece das 9h às 13h no dia 12
10/11/2022 14:18h

Foto: Divulgação RIC/PMI

Das 9h às 13h as equipes estarão realizando orientações, aferição de pressão e teste de glicemia capilar

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, em parceria com a Associação Sempre Amigos e a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), realiza no próximo sábado (12), das 9h às 13h, um evento de orientação sobre a diabetes na Praça Prudente de Moraes, no centro de Indaiatuba. A ação antecede o Dia Mundial do Combate ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

No evento em Indaiatuba, no sábado, haverá disponível para toda a população orientações sobre cuidados com o diabetes, aferição de pressão, teste de glicemia capilar e outras ações levando informação para medidas de autocuidado para o combate do diabetes.

Dados da Federação Internacional de Diabetes revelam que o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população.

Sintomas

O Diabetes tipo 2 (DM2) corresponde a aproximadamente 90% dos casos no Brasil e no mundo e está associado, na maioria dos casos, a comorbidades como hipertensão arterial, dislipidemia, sobrepeso, obesidade e disfunção endotelial (síndrome metabólica. O início desse tipo da doença é assintomático por longos períodos e podem incluir: fome frequente; sede constante; formigamento nos pés e mãos; vontade de urinar diversas vezes; infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o diabetes, além de diversas outras doenças, é a incorporação de hábitos saudáveis. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade.

Ao surgimento de quaisquer sintomas, um médico deverá ser consultado em um dos equipamentos públicos de saúde de Indaiatuba.

Orientação sobre diabetes

Data: 12/12/2022

Local: Praça Prudente de Moraes

Horário: 9h às 13

Informações: orientação sobre o diabetes, aferição de pressão, teste de glicemia capilar e outras ações.

• Redator(es): Gabriel Beccari