Secretário de Segurança Pública de Indaiatuba apresenta dados do município no Forp Summit

Evento tem como objetivo auxiliar os municípios a se tornarem cidades digitais, conectadas e seguras
17/11/2022 16:30h

Foto: Divulgação - PMI

Lima destacou aos presentes a evolução dos dados de segurança desde a implantação do COI, em 2008

Na última quinta-feira (10/11) o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Sandro Bezerra Lima, foi convidado para apresentar as ações de sucesso do uso da tecnologia como aliada à segurança e gestão pública utilizada pelo município. O Forp Summit aconteceu em São José do Rio Preto e reuniu 200 gestores públicos, prefeitos, vereadores, secretários e representantes de guardas municipais. O evento foi promovido pela Fibra ótica Rio Preto com o objetivo de auxiliar os municípios a se tornarem cidades digitais, conectadas e seguras.

Lima destacou aos presentes a evolução dos dados de segurança desde a implantação do COI (Centro de Operações e Inteligência), em 2008. “O reconhecimento de Indaiatuba em segurança é resultado do trabalho contínuo da Administração Municipal, que foca no investimento em alta tecnologia, treinamento e valorização do guarda e integração das forças policiais em prol da qualidade de vida da população. Com estes pilares fortalecidos, mesmo com aumento populacional de 41% e frota de 101%, registramos uma queda representativa nos índices de criminalidade de Indaiatuba. Os homicídios caíram 53% e a taxa de furto e roubo de veículos reduziu 83%”, concluiu o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba.

Benefícios de uma cidade inteligente

O aumento da utilização de segurança digital relacionada às cidades, permitem a captura, armazenamento e gestão de um volume intenso de dados, estamos falando de BigData. Os dados registrados vão se acumulando e simultaneamente sendo interpretados de forma a permitir que a inteligência artificial torne cada vez mais rápida e eficaz a resposta e a solução dos incidentes.

Com este universo de dados e informações que representam a cidade é possível tornar mais inteligente o combate à criminalidade, integrar os sistemas de controle e monitoramento com bancos de dados estaduais e federais com o objetivo de promover um ambiente cada vez mais seguro.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi