A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura de Indaiatuba anuncia programação cultural em celebração ao Natal 2022

De volta ao formato presencial, Encantos e Parada de Natal dividem atenção com concertos
22/11/2022 16:26h


Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI
Prefeitura de Indaiatuba anuncia programação cultural em celebração ao Natal 2022

Parada de Natal 2022 acontece nos dias 3 e 10 de dezembro

Muita música e alegria estão reservadas para a programação de Natal da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Além do retorno presencial do Encantos e Parada de Natal, o palco montado em frente à Prefeitura de Indaiatuba recebe ainda concertos especiais, todos abertos ao público. 

“A decoração e iluminação de Natal de Indaiatuba já são um show à parte, mas teremos diversos eventos que irão abrilhantar ainda mais a nossa programação de final de ano”, destaca o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar. “Tudo para que as famílias possam se divertir e celebrar nesta época tão especial do ano”.

“O Encantos e a Parada de Natal estão de volta para alegrar ainda mais o final de ano em Indaiatuba, junto com eventos que irão movimentar a cidade”, ressalta a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “Todos estão convidados a participar e conferir nossos artistas em uma programação especialmente preparada para o público”.  

De volta ao formato presencial, a Parada e o Encantos de Natal prometem encantar a população de Indaiatuba e região. A Parada de Natal acontece nos dias 3 e 10 de dezembro, a partir das 19h30, na marginal esquerda do Parque Ecológico, nas proximidades do Barco. Já o Encantos de Natal será apresentado nos dias 4 e 11 de dezembro, às 19 horas, com o título Memórias: Os Sonhos e a Esperança são os Caminhos.

A Parada de Natal contará com cerca de 800 integrantes, entre alunos das oficinas da Secretaria Municipal de Cultura, dos projetos da Educação, Esportes, Saúde, grupos da Funssol (Fundo Social de Solidariedade) e artistas locais. No total, o evento contará com 34 alas e cinco carros alegóricos, com destaque para a novidade: o Carro dos Presentes.

Memórias: Os Sonhos e a Esperança são os Caminhos é tema do Encantos de Natal. Em 2022, o evento celebra o aniversário de 30 anos de desenvolvimento e evolução do cartão postal de Indaiatuba, o Parque Ecológico. Preservar a memória do lugar em que vivemos é manter a história viva, relembrando momentos através de trilhas sonoras marcantes e celebrando a magia desta época do ano.

O Encantos contará com mais de 600 integrantes. No repertório, 22 faixas que serão executadas por músicos da Camerata Filarmônica, Orquestra Sinfônica, Corporação Musical Villa-Lobos e Coral Cidade de Indaiatuba, com participação de Sonia Di Morais, Trio Dechris e Banda Superbad, além de alunos das oficinas culturais de Taikô.

O roteiro é de Henrique Steve e a protagonista será a atriz Fernanda Vinagre. A direção artística é de Wellington Ayrton e Daniela Candello e a direção musical de Weber Marely e Ricardo Gazzi.

Papai Noel do Coreto

Atração tradicional desta época do ano, o Papai Noel do Coreto da Praça Prudente de Moraes recebe a população entre os dias 5 a 18 de dezembro, nos seguintes dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30; aos sábados, das 13h às 16h; e aos domingos, das 10h às 13h. A iniciativa é uma parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai).

Pedal de Natal

Com cerca de 19 quilômetros de ciclofaixas e 37 quilômetros de ciclovias, Indaiatuba atrai os entusiastas da bicicleta. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Turismo, apresenta a primeira edição do Pedal de Natal, que acontece dia 7 de dezembro, a partir das 20 horas.  

O projeto consiste em pedalar por pontos decorados, em um ritmo leve, para que todos possam apreciar a beleza da iluminação natalina da cidade. O percurso será realizado com saída da Praça Newton Prado, em frente ao Museu Ferroviário, em direção à Rua das Primaveras e a Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, fazendo a volta no Parque Ecológico até a Concha Acústica.

O ponto de chegada será na alça de acesso em frente à Prefeitura de Indaiatuba.  A iniciativa conta com apoio do Departamento de Transportes vinculado à Secretaria Municipal de Administração e da Associação dos Ciclistas de Indaiatuba (ACI).

As inscrições devem ser realizadas a partir de quinta-feira, dia 24, por formulário disponível no portal Cultura Online. A idade mínima é 10 anos e é aconselhável o uso de equipamentos de segurança como capacete, farol e sinalização traseira, entre outros.

Sonia Di Morais e Quarteto de Cordas

A cantora e maestrina Sonia Di Morais e o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Indaiatuba, formado por Jéssica Benedecte e Ricardo Sander (violinos), Daniele Benedecte (viola) e Sérgio Ribeiro (violoncelo), se apresentam no dia 7 de dezembro, a partir das 20h, no palco externo montado em frente ao Paço Municipal.

No repertório canções clássicas de Gilberto Gil, John Lennon, Andrea Bocelli, entre outras. A direção musical e os vocais são da cantora e maestrina Sonia Di Morais, que também assina, ao lado de Eron Guarnieri, os arranjos do espetáculo. Também participam do encontro os músicos Eron Guarnieri (piano), Gerson Lima Filho (bateria) e Viktor Lima (baixo).

Natal Camerata

Este é o título do último concerto da Camerata Filarmônica de Indaiatuba (ACAFI) na Temporada 2022. No palco, todos os projetos da Associação se reúnem: a orquestra profissional, Camerata Filarmônica Jovem, Camerata Filarmônica Aprendiz, Coros Adulto e Infanto-Juvenil e todas as turmas de Cordas Friccionadas e Encontros Musicais do Projeto Camerata Comunidade.

O repertório contará com solos da soprano Thayana Roverso e mais músicos convidados para integrar a orquestra, tocando clássicos das canções de Natal, como Noël, Jingle Bells e Noite Feliz com arranjos personalizados. O concerto conta com direção artística e regência de Natália Larangeira.

Derico Sciotti & Orquestra de Metais Londrina

O saxofonista Derico Sciotti se une a Orquestra de Metais Londrina para um concerto especial dentro do projeto Circuito Cultural Todas as Artes para Todas as Partes, do Instituto José Gonzaga Vieira, com sede na cidade de Londrina (PR).

Fundada em 2019, a Orquestra é resultado da junção de músicos que integravam bandas marciais de colégios públicos da cidade e pessoas apaixonadas pela música instrumental, que acreditam na arte como grande mobilizadora social. A regência é do sargento José Goulart Filho, a direção artística de Kleverson Sanches e a produção executiva de Leirton Marques.

PROGRAMAÇÃO

3 e 10 de dezembro, às 19h30
Parada de Natal
Local: marginal esquerda da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, próximo ao Barco

4 e 11 de dezembro, às 19 horas
Encantos de Natal, com Memórias: Os Sonhos e a Esperança são os Caminhos

5 a 18 de dezembro
Papai Noel do Coreto, na Praça Prudente de Moraes (Centro)
2ª a 6ª-feira, das 18h30 às 21h30
Sábado, das 13h às 16h
Domingo, das 10h às 13h

7 de dezembro, às 19 horas
Pedal de Natal, no Museu Ferroviário de Indaiatuba
Saída: PIT - Ponto de Informações Turísticas
Chegada: Concha Acústica do Parque Ecológico

7 de dezembro, às 20 horas
Sonia Di Morais & Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Participações dos corais do Indaiatuba Clube e Igreja do Nazareno

16 de dezembro, às 20 horas
Natal Camerata, com clássicas canções de Natal
Direção artística e regência: Natália Laranjeira

17 de dezembro, às 20 horas
Derico Sciotti & Orquestra de Metais Londrina

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1105

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba