Condutores de veículos devem ficar atentos à velocidade em trecho de lombada eletrônica

Velocidade máxima permitida no trecho fiscalizado por lombada eletrônica é de 40km/h
30/11/2022 11:33h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

O Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas alerta os condutores de veículos para a velocidade máxima permitida na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no final da Marginal Esquerda. O trecho de 40km/h é fiscalizado por lombada eletrônica. O equipamento entrou em operação em outubro, após aferição do Inmetro, e registrou mais de 1.500 veículos acima da velocidade somente nos primeiros 15 dias de funcionamento.

De acordo com o Art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro, transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, resulta em 4 pontos na carteira e multa de R$ 130,16, quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (infração média);  5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23 quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50% (infração grave); e 7 pontos na CNH e multa de R$ 880,41 quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (infração gravíssima).

A lombada eletrônica faz parte das ações da Administração Municipal para reforçar a segurança viária no perímetro urbano. Esse trecho da avenida possui trânsito intenso de veículos e também concentra uma grande circulação de pedestres e ciclistas.

A instalação do equipamento no final da Marginal Esquerda foi concluída em fevereiro deste ano, mas a redução da velocidade para 40km/h foi implantada em 2021. Até outubro a lombada funcionou em sistema de teste e recebeu todos os ajustes necessários antes de passar pela avaliação do Inmetro.

Esta é a segunda lombada eletrônica instalada na Marginal Esquerda do Parque Ecológico. A primeira foi instalada na altura da alça de acesso à Prefeitura, em 2015.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno