Indaiatuba é bicampeã como melhor cidade do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes

Município ainda conquistou a 1ª colocação no ranking nacional em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
01/12/2022 10:08h

Foto: Divulgação - PMI

Etapa nacional da edição de 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu em Brasília, na noite desta quarta-feira (30)

Indaiatuba conquista o bicampeonato como a Melhor Cidade do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes. Premiação é resultado da melhor média dos cinco pilares de gestão pública analisados pelo Instituto Áquila, que desenvolveu o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA). Considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, Indaiatuba também ficou com a primeira colocação no quesito Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. A etapa nacional da edição de 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu em Brasília, na noite desta quarta-feira (30).

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, destacou a importância do trabalho de toda uma equipe focada em proporcionar o melhor para a cidade. “Participei do Prêmio Band Cidades Excelentes em Brasília e Indaiatuba foi a grande vencedora mais uma vez.  Nossa cidade ganhou como a melhor do país, disputando com duas importantes capitais: Curitiba e Belo Horizonte. Também ficamos em primeiro na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Tudo isso se deve ao trabalho de nossa equipe, que não mede esforços para entregar sempre o melhor serviço aos indaiatubanos.  Com comprometimento e planejamento de toda gestão, focamos em ações integradas para atender às demandas sem perder a qualidade de vida”.

O vice-prefeito de Indaiatuba, Dr. Tulio José Tomass do Couto, parabenizou o prefeito e a população de Indaiatuba. “Somos bicampeã como a Melhor Cidade do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Parabéns Gaspar, indaiatubanos e funcionários públicos”.

No início de novembro, na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, Indaiatuba já havia conquistado a primeira colocação em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e foi destaque em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi