Publicado o edital para construção da Barragem do Ribeirão Piraí - etapa 1

A expectativa das obras da Barragem do Piraí sair do papel e se iniciarem em 2023
01/12/2022 15:35h

Publicado o edital para construção da Barragem do Ribeirão Piraí - etapa 1

Barragem do Ribeirão Piraí

Foi publicado nesta quarta-feira, 30/11, nos sites do SAAE Indaiatuba (www.saae.sp.gov.br) e do CONIRPI - Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (www.consorciopirai.sp.gov.br) o edital para a construção da barragem e seus anexos.

A Barragem do Rio Piraí irá atender os municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, regularizando a vazão do manancial e garantindo sua captação durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem. A obra conta com recursos financeiros dos Municípios e dos Governos Federal e Estadual.

“Como presidente do Conirpi fico muito feliz em anunciar mais esta boa notícia, que beneficia o abastecimento de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva, visando o desenvolvimento da nossa região”, comemora o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar

Os envelopes devem ser protocolados até às 9h do dia 12 de janeiro de 2023, e sua abertura acontecerá no mesmo dia, a partir das 9h30.

Barragem do Piraí

Na primeira etapa da Barragem do Piraí está prevista a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação e desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação (até as proximidades da fazenda Piraí). Para a segunda etapa a estimativa é de iniciar a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, dique de contenção para a fazenda Piraí e travessia de Itu.

O Maciço será construído na divisa entre os Municípios de Salto e Itu, com altura de 15 metros, extensão de 415 metros, largura talude de 90 metros de base e sete metros de crista, um vertedouro labirinto e uma escada de peixes.

A represa tem a capacidade de reservação para 9,7 bilhões/litros de água, sua extensão é de 3,5 quilômetros com a largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Além de um espelho d´água de 1.823.960 m², área de Preservação Ambiental (APP) de 1.617.250 m², somando uma área total de 3.441.210 m². Já a Travessia tem uma extensão de 370 metros e a altura de 9,5 metros e o Dique com uma extensão de 700 metros e a altura de 9,5 metros.

• Redator(es): Departamento de Comunicação Social – DCS/Saae