A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura comemora 192 anos de Indaiatuba com Sessão Solene, show e inauguração

Entrega de Medalha e Título de Funcionário Padrão abrem agenda do aniversário da cidade
02/12/2022 14:05h


Foto: Alex Jegorow RIC/PMI
Prefeitura comemora 192 anos de Indaiatuba com Sessão Solene, show e inauguração

Ex-secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e ex-prefeito José Onério receberão comenda

O prefeito Nilson Gaspar presidirá a tradicional Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 192 anos de Indaiatuba, na próxima sexta-feira, dia 09 de dezembro, a partir das 8h30. O evento realizado no Hotel Royal Palm Tower marcará a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e o título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações. Este ano, os homenageados com a Medalha serão a ex-secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, e o ex-prefeito José Onério da Silva. À noite, a partir das 20h, terá show com a banda Barão Vermelho, no Parque Ecológico. As comemorações continuam no domingo (11), com a inauguração do Parque Ecológico do Buru, às 15h. 

 

Medalha

A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue pela Administração Municipal desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. A maior comenda da municipalidade foi criada com o objetivo de homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município. A indicação dos homenageados é feita pelo chefe do Executivo Municipal e passa pela aprovação do Conselho do Departamento de Preservação e Memória.

A professora Rita de Cássia Trasferetti é uma das homenageadas de 2022. Filha de Aurélio Trasferetti e Benedicta Michel Trasferetti, ela é natural de Monte Mor e recebeu o título de Cidadã Indaiatubana em 2015. É graduada em Pedagogia Plena, com habilitação em Administração Escolar pela Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio, e pós-graduada em Gestão para a Educação Municipal e Formação Continuada para Dirigentes Municipais pela Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhou por 40 anos nas redes Estadual e Municipal de Educação. Na Rede Estadual ocupou os cargos de professora de educação básica, diretora de escola, supervisora de ensino e dirigente regional de ensino na Diretoria de Capivari. Em janeiro de 2010, a convite do então prefeito Reinaldo Nogueira, foi nomeada Secretária Municipal de Educação, cargo que exerceu até abril de 2021, na gestão do atual prefeito Nilson Gaspar. O norte da sua carreira profissional sempre foi a crença na importância da educação de qualidade e, principalmente, garantir esse direito para todas as crianças.

Durante a Sessão Solene deste ano, a Medalha João Tibiriçá Piratininga também será entregue ao ex-prefeito José Onério da Silva. O homenageado nasceu em Santa Cruz da Esperança, interior de São Paulo, é casado e pai de duas filhas. Bacharel em Direito, é formado pela Academia de Polícia Militar Barro Branco e major da reserva da Polícia Militar. Trabalhou 24 anos na PM, atuando durante todo esse período na cidade de São Paulo. Atualmente é empresário na área do agronegócio e do ramo imobiliário.

Ingressou na vida pública em 1998 como candidato a deputado estadual. Em 2000 foi eleito vereador de Indaiatuba, exercendo a presidência da Câmara entre 2001 e 2002. Em 2002, candidatou-se a deputado Federal e, em 2004, foi eleito prefeito de Indaiatuba, exercendo a gestão de 2005 a 2008. Entre suas conquistas mais marcantes à frente da Administração Municipal está a obra antienchentes do bairro Cidade Nova. Enquanto prefeito, José Onério também se destacou em ações sociais e de segurança pública. Em 2020 foi candidato a deputado federal e conquistou 79.746 votos, ocupando o cargo de suplente.

 

Funcionário Padrão

Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.

O título de Funcionário Padrão de 2022 da Prefeitura é da funcionária do Departamento de Arquivo e Protocolo, Maria Rita Gasparini Bertelli. Indaiatubana nata, é casada, tem três filhos e sete netos. Começou a trabalhar muito cedo, foi comerciante e também comerciária até que, em março de 2001, conseguiu um emprego de ajudante de cozinha e limpeza no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), ainda na gestão de Tadao Toyama. Voltou a estudar, concluiu o Ensino Médio, e foi convidada pelo então superintendente da autarquia, Alexandre Peres, para trabalhar no Protocolo. Em 2006, assumiu o cargo de concurso no Departamento de Protocolo e Arquivo da Prefeitura, onde trabalha até hoje, sempre exercendo sua função com muita serenidade, compromisso, excelência e respeito aos colegas e aos munícipes. 

A Câmara Municipal de Indaiatuba este ano homenageará Nilza Cristina de Oliveira Leite, servidora pública desde 1998. Na Prefeitura de Indaiatuba atuou como agente de controle de vetores, chefe de divisão e, posteriormente, no cargo efetivo de monitora. Em novembro de 2003 foi nomeada para exercer o cargo de provimento efetivo de auxiliar administrativo na Câmara Municipal, onde trabalha há 19 anos. Em 2018 foi nomeada chefe de divisão de serviços e membro da Comissão Permanente de Licitação – Copel. No ano seguinte foi designada como pregoeira substituta e, em 2021, como pregoeira, função que exerce até hoje. Como Chefe de Departamento de Serviços, nomeada em 2019, coordenou a maior adequação predial de acessibilidade realizada na Câmara nos últimos 10 anos.

O encarregado de serviços gerais Claudinei Crispim de Oliveira foi o eleito da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) para receber o título de Funcionário Padrão este ano. Nascido em Santa Rita d’Oeste, no interior de São Paulo, é casado e tem dois filhos. Morou em Minas Gerais, Mato Grosso e nas cidades de Ilha Solteira e São Paulo antes de mudar-se para Indaiatuba, em 1994, quando passou no concurso público da Fiec para o cargo de guarda de patrimônio. No ano seguinte foi designado para o cargo de encarregado de serviços gerais, no qual permanece até hoje. 

De acordo com os superiores, ele desenvolve sua função da melhor maneira possível, sempre procurando colaborar com os colegas, criando um ambiente de amizade e respeito com todos. Nesses anos na Fiec, conheceu muitos amigos, companheiros de jornada, alguns deles já aposentados, e também sua atual esposa, Ermelinda.

A Funcionária Padrão 2022 do Saae é Sandra Aparecida Silva, 40 anos, do Departamento de Arrecadação, Cadastro e Leituras, que venceu a disputa com 59 votos válidos, dos 271 apurados. Ela é funcionária do Saae há 10 anos, casada com Cezar Pereira da Silva, o casal tem um filho, Rafael Pereira da Silva, de 02 anos. Nascida na cidade de Itupeva e criada em Indaiatuba, Sandra é filha de Irineu da Silva e Cleusa Donizetti Ferreira da Silva.

Sandrinha, como é conhecida, está à frente do atendimento presencial da autarquia e é no balcão do Escritório Central que ela atende a população. Sua rotina de trabalho envolve pedidos de religações e ligações de água e esgoto, abertura de processos administrativos, fiscalização e manutenção. Seu atendimento vai além das questões burocráticas, sabe acolher o munícipe e faz tudo ao seu alcance, para que a solicitação seja atendida.

O Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev) elegeu o servidor Wanderdayk Barbosa de Oliveira como Funcionário Padrão 2022. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), pós-graduado em MBA em Gestão Pública e também MBA em Finanças, com ênfase em Mercado de Capitais. Iniciou a carreira como servidor público em 2004, ainda como patrulheiro do Campi, e permaneceu na Prefeitura em cargos de comissão, no período de 2005 a 2008.

Em 2008, foi para o Seprev nomeado para exercer o cargo em comissão de assessor técnico. Em 2017, foi aprovado em concurso público na autarquia, passando a ocupar o cargo efetivo de analista técnico administrativo. Em 14 anos de trabalho no Seprev, atuou no departamento Administrativo, no setor de Compras, Licitações e Contratos, entre outras atividades. Atualmente, exerce o cargo em comissão de assessor de superintendência, sempre exercendo suas atribuições com muita disposição, iniciativa e qualidade. O funcionário tem excelente assiduidade e é muito educado e tem ótimo relacionamento com os colegas de trabalho. É muito elogiado pela proatividade, dedicação, colaboração e profissionalismo no desempenho de seu trabalho.   

 

Show do Barão Vermelho

O aniversário de Indaiatuba também será comemorado com um show da banda Barão Vermelho, no dia 09 de dezembro. A apresentação terá início às 20h, no palco montado no Parque Ecológico, em frente à Prefeitura.

A banda de rock formada em 1981 e que já teve como vocalistas Cazuza e Frejat, alcançou seu auge entre os anos 80 e 90, mas continua a atrair público de todas as idades por onde passa. O grupo chega à Indaiatuba com o vocalista Rodrigo Suricato; o guitarrista Fernando Magalhães; o tecladista Mauricio Barros e o percussionista Guto Goffi. No repertório, grandes sucessos como Pro dia nascer feliz, Por você, Bete Balanço e Puro Êxtase, entre tantos outros já conhecidos do público.

Para promover o evento de aniversário da cidade e também para a escolha da atração, a Prefeitura abriu um chamamento público em agosto deste ano para as empresas interessada. O grupo Thathi Record TV e Nova Brasil FM Campinas foi o vencedor, ficando responsável pela captação de recursos e contratação da banda Barão Vermelho. A correalização do evento é da Prefeitura de Indaiatuba, por intermédio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação.

 

Inauguração do Buru

O prefeito Nilson Gaspar inaugura o Parque Ecológico do Buru no domingo, dia 11 de dezembro, dentro da programação de aniversário da cidade. As atrações terão início às 15h, com animação do Koringa, show da banda de pagode Misturadin e brinquedos infláveis para as crianças. Para marcar a data, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente fará um plantio no local de 50 mudas de árvores do bioma Mata Atlântica. O projeto completo do Parque se estende por aproximadamente 2,5 quilômetros lineares com lagos, ciclovias e equipamentos de lazer para toda a família.

A urbanização teve início em 2020 com a limpeza do leito do córrego que é afluente do Rio Buru, formação dos seis lagos e também com plantios nas margens. Os trabalhos foram realizados pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Obras e Vias Públicas, em parceria com o Saae, e segue o modelo do Parque Ecológico de Indaiatuba.

Uma ciclovia e pista de caminhada atendem toda a extensão do Parque e os equipamentos de lazer incluem, também, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol, três miniquadras de basquete, três playgrounds, um equipamento de aquecimento e três Academias ao Ar Livre.  A urbanização contou, ainda, com a instalação de quatro passarelas, iluminação LED e lixeiras, paisagismo e gramado. Para o reforço da arborização já foram plantadas 1.070 mudas de espécies variadas.

O espaço de lazer beneficiará diretamente a população do Parque Campo Bonito e também o Jardim dos Tucanos e Bem te Vi, por onde os trabalhos começaram a partir da avenida Manoel Ruz Peres, além do Jardim Beija Flor e Jardim das Andorinhas.

 

Serviço

9/12 (sexta-feira): Sessão Solene para entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e Funcionário Padrão – 8h30
Local: Hotel Royal Palm Tower

9/12 (sexta-feira): Show Barão Vermelho – 20h
Local: Parque Ecológico (em frente à Prefeitura)

11/12 (domingo): Inauguração Parque do Buru - 15h

Local: Parque Ecológico do Buru (avenida Clovis Ferraz de Camargo, Parque Campo Bonito)

 

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1130

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba