Secretaria de Saúde realiza mais de 520 testes rápidos em Dia Mundial de Combate à Aids

Ao todo 130 pessoas fizeram quatro testes, HIV, sífilis, Hepatites B e C
05/12/2022 10:34h

Foto: Gabriel Beccari RIC/PMI

Ao todo 130 pessoas fizeram quatro testes cada, HIV, sífilis, Hepatites B e C

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba realizou na última quinta-feira (1º), na Praça Prudente de Moraes, uma ação de testagem rápida contra HIV, sífilis, hepatites B e C em toda população interessada. O evento faz parte da 15ª Campanha Fique Sabendo 2022, que trabalha com a conscientização sobre as doenças HIV e aids.

Ao todo 130 pessoas realizaram os quatro testes disponíveis, que juntos somaram 520. Nesta ação foram detectados quatro pessoas positivas para o HIV, seis casos positivos para sífilis e um caso com hepatite C. Essas pessoas foram orientadas e encaminhadas pelas equipes de saúde a darem início o quanto antes ao tratamento em uma unidade de saúde do município.

No Brasil, o Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids, ou sida) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids que é o 1º de dezembro.

Até o dia 7 de dezembro a Campanha segue com força total em toda Indaiatuba, mas para aqueles que não puderem realizar a testagem até esta quarta-feira (7), podem fazê-lo durante todo o ano em qualquer unidade básica de saúde, basta solicitar pelo teste de HIV/aids, sífilis e hepatite B e C na recepção da UBS.

• Redator(es): Gabriel Beccari