A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Balanço de Serviços Urbanos traz Parque do Buru e comemorações de 30 anos do Parque Ecológico

Evento de lançamento da Fauna e Flora do Parque e Feira Ambiental estão entre os destaques
07/12/2022 10:05h


Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI
Balanço de Serviços Urbanos traz Parque do Buru e comemorações de 30 anos do Parque Ecológico

Lançamento da Fauna e Flora do Parque Ecológico marcou as comemorações de 30 anos do Parque

O balanço de 2022 da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente destaca as comemorações do aniversário de 30 anos do Parque Ecológico, com o lançamento do diagnóstico da Fauna e Flora do Parque e a Feira Ambiental Ecopark. A conclusão da urbanização do Parque Ecológico do Buru e a implantação do Projeto Bairro Limpo também encabeçam a lista dos principais trabalhos da Secretaria neste ano.  

O evento de lançamento da Fauna e Flora do Parque Ecológico foi realizado em março, dentro das comemorações dos 30 anos do Parque, com uma exposição de serviços que teve como objetivo principal chamar a atenção da população para a preservação ambiental. Aproximadamente 7 mil pessoas passaram pela exposição montada no estacionamento do Parque da Criança. Dois totens foram instalados no local, trazendo informações sobre vegetação e espécies de animais que habitam o principal cartão postal de Indaiatuba. O estudo encomendado pela Prefeitura com o objetivo de identificar as espécies e a importância da sua preservação, pode ser consultado na página da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, no site da Prefeitura - https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/arquivos/diagnostico-da-fauna-silveste-pe-indaiatuba-revisado.pdf.  

A Feira Ambiental EcoPark aconteceu no final de julho, na Pista de Aeromodelismo, em frente ao Paço Municipal. O evento organizado pela Secretaria de Serviços Urbanos marcou o fechamento da programação do mês do Meio Ambiente e também integrou as comemorações do aniversário do Parque Ecológico de Indaiatuba. Atrações gratuitas incluíram a exposição de minianimais, passeio de carroça puxada por trator, soltura de peixes, trilha ecológica e doação de mudas.

Na programação de serviços da Feira Ambiental destacaram-se a doação de mudas de árvores e hortaliças pelo Projeto Click Árvore; cadastramento para castração e doação de animais pelo CRA-Centro de Reabilitação Animal; exposição da miniusina de Biodiesel; Van Laboratório do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); Carreta Ecológica com jogos interativos sobre reciclagem e exposição de equipamentos da Corpus; exposição do Programa Cata Bagulho e orientações sobre Licenciamento Ambiental.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, o principal objetivo dos eventos foi a conscientização ecológica. “Nada mais justo do que comemorar o aniversário do Parque Ecológico com eventos de educação ambiental. Os dois projetos foram pensados para mostrar os serviços que a Prefeitura presta à população nesta área, e também promover o lazer das famílias ao mesmo tempo que incentivamos os cuidados com a natureza. As crianças ajudaram a recompor os lagos com a soltura de alevinos, plantaram árvores, andaram de bicicleta, passearam no meio da mata e vivenciaram esse contato direto com a natureza. Com isso, podemos afirmar que nosso objetivo foi cumprido”, reforçou.

Para completar as conquistas de 2022 na área do meio ambiente, Indaiatuba ficou com a 19ª colocação no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas do Programa Município VerdeAzul (PMVA). Com 90,07 pontos, Indaiatuba obteve a segunda melhor classificação entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

 

Lazer

O Parque Ecológico do Buru é, com certeza, a principal urbanização concluída pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente este ano. A obra já está finalizada e a inauguração do espaço será no próximo domingo, dia 11 de dezembro, marcando as comemorações do aniversário de 192 anos de Indaiatuba.  Os trabalhos foram realizados pela Prefeitura em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), seguindo o modelo do Parque Ecológico do córrego do Barnabé.

O projeto completo do Parque do Buru se estende por aproximadamente 2,5 quilômetros lineares. Os equipamentos de lazer incluem uma quadra poliesportiva; três miniquadras de basquete; três playgrounds; um campo de futebol; pista de caminhada e ciclovia; um equipamento de aquecimento e três Academias ao Ar Livre.  A urbanização contou, ainda, com a formação de seis lagos com quatro passarelas, iluminação LED e plantios de árvores e gramado.

Em setembro, o prefeito Nilson Gaspar entregou a praça Otavio Javali e o Quintal, um espaço de educação ambiental que foi construído na praça Grupo da Terceira Idade Viver a Esperança, e está integrado ao Ecoponto do Jardim Eldorado. As duas áreas de lazer estão localizadas na rua Reverendo Eliseu Narciso. O Quintal é um playground diferenciado, construído com o objetivo de conectar educação e lazer de forma lúdica. As crianças brincam e aprendem sobre coleta de lixo e arborização urbana em um grande jogo montado no local e brinquedos que remetem ao serviço de limpeza urbana. O espaço também conta com quiosque para piquenique, bebedouros e um Espaço Pet. Já a praça Otávio Javali, segue o padrão de lazer que atende toda a família. 

No mês passado, a Prefeitura inaugurou a praça Profª Maria Isabel Seabra Pigatto, no Jardim Carlos Aldrovandi, composta por quadra poliesportiva e quadra de futebol, espaço pet, Academia ao Ar Livre, playground e pista de caminhada.

A revitalização da praça localizada na rua Teotônio Vilela, no Jardim Itamaracá, foi concluída e deve ser inaugurada no início de 2023. O espaço de lazer que fica ao lado da Emeb Prof. João Emílio Angelieri ganhou uma Academia ao Ar Livre e um playground. A área que já era bastante arborizada, foi complementada com um paisagismo novo e as duas quadras de areia passaram por manutenção.

Este ano também foram entregues as revitalizações da praça na Cecap III, onde foi instalado um playground, uma academia de aquecimento e mais uma Academia ao Ar Livre; foi revitalizada a área de lazer no Jardim Oliveira Camargo, que recebeu Academia ao Ar Livre e meia quadra de basquete, entre outras melhorias; e no Parque Ecológico do Jardim Paulistano foi instalado um Espaço Pet, com duas áreas cercadas, com bebedouros para os cães, bancos para o descanso dos tutores e lixeiras.

A urbanização da área verde do Distrito Industrial Recreio Campestre Joia está chegando ao final. Os serviços realizados pela Prefeitura em parceria com o Saae, incluem a formação do lago no espaço entre as ruas Esmeralda e Ouro Branco, e a construção de pista de caminhada, bancos, lixeiras, arborização, paisagismo e iluminação.

Para quem gosta de andar de bicicleta, um novo Ponto do Ciclista foi entregue em maio. O espaço foi construído na avenida Conceição, em frente ao COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil, com cobertura e suporte para estacionar as bicicletas, bancos para descanso, bebedouro refrigerado, bombas para encher pneus e base de apoio para pequenos reparos. Em agosto, as antigas estações ferroviárias do Centro e Itaici ganharam o projeto Estação Ciclista, um espaço com área de descanso e ferramentas para pequenas manutenções nas bicicletas.

Este ano também foram instaladas placas com marcos quilométricos em toda a extensão do Parque Ecológico. São 17 placas instaladas que indicam cada quilômetro percorrido, nos dois sentidos da via. A sinalização foi uma das ações em comemoração aos 30 anos do Parque Ecológico, tanto que cada placa possui um QR Code que dá acesso a vídeos especialmente preparados para a data.

 

Limpeza Urbana

O Projeto Bairro Limpo foi lançado em janeiro com o objetivo de intensificar os serviços de manutenção e limpeza das vias públicas, e já beneficiou o Jardim Brasil, Parque Residencial Indaiá, Bairro Santa Cruz, o Jardim Morumbi, Jardim Tancredo Neves, Jardim Oliveira Camargo, Jardim Carlos Aldrovandi, Veredas da Conquista e Distrito Industrial Recreio Campestre Joia. Durante o mutirão de limpeza, todas as ruas são atendidas pelos serviços de Cata Bagulho, raspagem de sarjetas, limpeza de bueiros, capina das calçadas, roçagem e manutenção de áreas públicas.

Com o projeto, a Administração Municipal, além de reforçar o serviço de limpeza urbana, também realiza um trabalho preventivo, considerando que lixos e entulhos descartados de forma irregular nas ruas e calçadas, podem entupir bueiros e contribuir para o assoreamento de córregos e mananciais. O lixo acumulado em quintais também pode virar criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, colocando a saúde da população em risco.

 

Coleta Seletiva

Em 2022 a Prefeitura entregou dois novos Ecopontos, um no Jardim Eldorado e outro no Jardim Olinda, com espaço para descarte, além dos recicláveis comuns (papel, plástico, alumínio e vidro), de entulhos e restos de pequenas reformas de até 1m³, o que corresponde ao tamanho de uma caixa d’água de mil litros, madeiras e restos de podas, móveis, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias.

O Ecoponto do Jardim Eldorado está localizado na rua Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin, e tem como diferencial o espaço Quintal, um playground construído ao lado, para as crianças brincarem e aprenderem sobre limpeza urbana e arborização.

Em setembro, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente colocou em operação o Ecoponto do Jardim Olinda, instalado na esquina da Rua Tamoio com a rua Valdir Ferrari. Este Ecoponto também é preparado para receber todo os tipos de materiais recicláveis, além de entulhos e restos de pequenas obras, de forma gratuita.

Até o final de dezembro, o município deve entregar mais um Ecoponto desse modelo, que está em construção no Jardim Nova Veneza, na rua Padre Arthur Lupurini Sampaio, esquina com rua José Vilalta.

Os dois Ecopontos novos já entregues e a unidade do Jardim João Pioli funcionam de segunda a domingo, das 7h às 19h. A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e a saúde pública.

O projeto de Coleta Seletiva da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente recolheu aproximadamente 1.800 toneladas de materiais recicláveis, este ano. O montante foi depositado pela população nos três Ecopontos, 37 ilhas ecológicas distribuídas pela cidade e nos 208 pontos de coleta mantidos em parceria com condomínios, empresas e associações.

Com a venda do material reciclável coletado, que é separado e prensado no Centro de Triagem instalado no Aterro Sanitário, em 2022 o município arrecadou cerca de R$ 428 mil. O valor foi repassado para a manutenção dos projetos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol).

No Aterro Sanitário também funciona a Usina de Compostagem, que produziu 15,6m³ de composto orgânico. O adubo resultante dos galhos de podas de árvores que são triturados na usina, é utilizado nas áreas verdes do município.

A Usina de Biodiesel, que usa óleo de cozinha usado, este ano coletou 40.440 litros de óleo que foram transformados em 15.800 litros de biocombustível. A produção abastece máquinas e caminhões da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae).

Os pneus que são descartados pelas borracharias da cidade também são coletados pela Secretaria de Serviços Urbanos. Em 2022 foram recolhidas 73 toneladas de pneus, que foram encaminhados para a reciclagem por meio de um convênio com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

A equipe da Operação Cata-Bagulho recolheu mais de 1.300 toneladas de materiais, que incluem objetos, móveis velhos e madeiras. O serviço atende toda a cidade seguindo um cronograma que está disponível para consulta no site da Prefeitura. No Aterro de Inertes foram depositados 168 mil m³ de materiais.

Para a coleta seletiva, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente ainda disponibiliza cinco Papa-pilhas. Os coletores que recebem as pilhas e baterias de pequeno porte usadas estão no Museu da Água, Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”, Parque da Criança, no Ponto Azul e Museu Ferroviário.

 

Arborização Urbana

O Projeto Bairro Verde lançado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente em 2021, este ano atendeu seis bairros e somou o plantio de 700 mudas de árvores. O secretário da Pasta, Guilherme Magnusson, reforça que a proposta do projeto é buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município. “Aproveitamos esse projeto para aproximar o contato com os moradores dos bairros escolhidos, que são orientados sobre a importância da arborização e são incentivados a plantarem árvores nas calçadas de suas residências e áreas verdes do bairro”, explicou.

Outros projetos também contribuíram com a arborização do município. Este ano foram recebidas 1.863 solicitações de plantios por meio do Projeto Click Árvore, com quantidades que variam de uma a dez mudas por solicitante. Os munícipes podem pedir o plantio nas calçadas por meio do projeto fazendo o cadastro pelo link disponibilizado no site da Prefeitura - https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/projeto-click-arvore/. São oferecidas espécies específicas para esse tipo de plantio, que são realizados gratuitamente pela Secretaria.

Ainda em 2022 foram doadas outras 4.792 mudas e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos plantaram 4.108 mudas.

 

Causa animal

Até novembro, o Centro de Reabilitação Animal (CRA) realizou 4.304 cirurgias de castrações. O serviço recolheu 163 animais e realizou 167 doações. 

A Prefeitura ainda resgatou e encaminhou 195 animais silvestres para a Associação Mata Ciliar, até o final de novembro. Na Associação os animais recebem os cuidados necessários para serem reencaminhados à natureza, posteriormente. O convênio da Prefeitura com a Associação foi firmado em 2015.

 

Ecobike

O Projeto Ecobike, que realiza empréstimos gratuitos de bicicletas para utilização da população, até novembro realizou 700 cadastros e 1.720 empréstimos. Inaugurado em 2012, o projeto oferece cinco estações na cidade, sendo duas no Parque Ecológico – Prefeitura e sede da Guarda Civil, uma na Praça Dom Pedro, uma na Praça do Cato e uma no Jardim João Pioli. Desde o início do serviço foram realizados 17.146 cadastros e 92.425 empréstimos.

 

Parque da Criança

O Parque da Criança desde a inauguração registrou 170.616 cadastros de crianças e adultos e mais de 201.973 agendamentos para a utilização das piscinas. Entre as atrações molhadas e secas o Parque recebeu mais de 280 mil visitantes desde a inauguração, em 2017.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1152

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba