A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Grandes shows e espetáculos dividem espaço com mostras e festivais na programação da Cultura em 2022

Atrações como o 30º Maio Musical e o 20º Festival de Rock marcaram a volta dos eventos presenciais
21/12/2022 09:28h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Grandes shows e espetáculos dividem espaço com mostras e festivais na programação da Cultura em 2022

Público marcou presença em todos os shows do 30º Maio Musical

Após um período de transição, 2022 marcou o retorno total dos eventos presenciais no calendário da Secretaria Municipal de Cultura. A 30ª edição do Maio Musical e o 20º Festival de Rock marcaram o ano, que contou ainda com Virada SP e o retorno da Parada e Encantos de Natal. Destaque ainda para a criação de novos projetos, como o Núcleo Nabor Pires Camargo, e a conquista de prêmios como o TOP Destinos Turísticos, na categoria Turismo em Parques Temáticos, e o título de Capital Estadual da Cultura de 2022, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo.

“No segundo semestre de 2021, voltamos aos eventos presenciais, o que aconteceu em 2022 com força total. Além das tradicionais oficinas culturais e novos projetos que criamos, com apoio da população, também voltamos com os shows na rua, com a presença maciça do público”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Pudemos celebrar a 30ª edição do Maio Musical e o 20º Festival de Rock de Indaiatuba em um ano muito especial, em que celebramos também os 30 anos do Parque Ecológico”.

O ano começou com a Semana de Férias na Biblioteca Municipal, com atrações para crianças e adultos, e a abertura de vagas para as oficinas culturais. Em 2022, foram ofertadas 4.707 vagas em modalidades como Artes, Artes para Crianças, Oficina de Customização, Violão, Viola Caipira, Coral Infantil, Coral Juvenil, Coral da Terceira Idade, Coral Cidade de Indaiatuba, Piano Digital, Taikô, Desenho Artístico, Pintura em Tela e Tecido, Jazz Infantil e Juvenil, Ballet Clássico, Hip Hop, Dança de Salão, Teatro, Grafitti e Break, uma das novidades deste ano.

Na sequência, o Férias na Estação, realizado no Museu Ferroviário de Indaiatuba, reuniu o público de 5 a 12 anos para muita música, teatro, brincadeiras e gincanas. Em fevereiro, a Cultura abriu vagas para o Workshop de Iniciação Musical ao Violão, e novas vagas para as oficinas culturais da Terceira Idade, em parceria com o Funssol (Fundo Social de Solidariedade), totalizando 136 vagas.  

Ainda em fevereiro, a Secretaria publicou no portal Cultura Online os 40 vídeos aprovados dentro do Edital 01AB/2021 de Premiação e Fomento a Apresentações Online de Artistas das Artes Cênicas, criado para aplicação de saldo remanescente da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal.

Edital

Em março, a Cultura abriu o Edital de Credenciamento de projetos para o 30º Maio Musical e as inscrições aos interessados em integrar seu grupo de referência em danças urbanas. Em parceria com o projeto Oficinas Criativas, foram disponibilizadas 40 vagas de Teatro Adulto em projeto oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba.

Depois de dois anos ausente, a Páscoa Encantada voltou à Praça Prudente de Moraes em abril, com uma programação que contou com atividades e shows, em parceria com a Aciai (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba). No mesmo mês, o projeto Abriu para o Jazz foi lançado, e recebeu nos dias 28 e 29, no Bosque do Casarão, o projeto The Finis Jazz e a cantora Olivia Gênesi.

Encerrando o mês, no dia 30, Indaiatuba recebeu a Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins. Na sequência, a 30ª edição do Maio Musical movimentou Indaiatuba com shows de artistas renomados como Paralamas do Sucesso, Gilberto & Gilmar, Duo Sciotti e Kiko Zambianchi, Melim, Rodrigo Teaser e CPM22, que lotaram o espaço reservado em frente ao palco montado na alça de acesso Nilson Cardoso de Carvalho. 

Maio Musical

“O 30º Maio Musical foi um marco na Cultura de Indaiatuba. Foram 49 shows, sendo 32 atrações locais e outras 17 contratadas ou convidadas, em um mês de muita música e diversão para a população, que lotou o Parque Ecológico”, ressalta Tânia. “Tivemos grandes shows ao longo do mês e nossos artistas fizeram ótimas apresentações, fazendo deste Maio Musical um mês inesquecível”.

Ainda em maio, o Museu ‘Antônio Reginaldo Geiss’, no Casarão Pau Preto, vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu Ferroviário de Indaiatuba e o Museu da Água, participou da 20ª Semana Nacional de Museus, com diversas atrações e palestras.

Maio foi marcado ainda pela Semana Nabor Pires Camargo, que integrou o Maio Musical e inaugurou o Núcleo Nabor com a exposição Nas Notas de Nabor e diversos shows, com a participação do grupo Amantes do Choro, Coral Cidade de Indaiatuba, Retrato Brasileiro, Lucas Arantes Duo, Manteiga de Garrafa e banda Panapaná.

Fechando o mês de maio, outra novidade: o Casarão Pau Preto se torna polo do programa Pontos MIS com atrações e oficinas gratuitas com o Museu da Imagem e do Som (MIS). Durante o ano, foram realizadas palestras, cursos e exibidos gratuitamente diversos filmes na Tulha do Casarão.

Junho começou com o São João na Praça, que em sua quarta edição reuniu cinco shows e apresentações de forró e quadrilha caipira de escolas e alunos da Secretaria de Cultura, em dois dias de festa em parceria com entidades assistenciais do município, que comandaram a praça de alimentação.

Em parceria com a Orquestra Sinfônica, a Cultura promoveu o 3º Encontro Musical de Indaiatuba, que ofereceu 300 vagas gratuitas para 13 oficinas de diferentes instrumentos, incluindo práticas orquestrais. Também no Casarão, aconteceu a primeira edição da Mostra de Filmes, com um total de seis filmes, sendo duas produções locais e outras três da região.

Inverno

O mês de julho começou com a quarta edição do Festival de Inverno de Indaiatuba, com muita música, dança e gastronomia, retomando a parceria do evento com o Sabores da Terra Festival Gastronômico Itinerante e o 29º Passo de Arte Grand Prix. Milhares de pessoas passaram pelo Parque Ecológico ao longo de seis dias de programação.

Ainda em julho, a Cultura apresentou mais um novo projeto: Biblioteca Itinerante – Livros em Todos os Lugares. O ônibus importado da Ford, ano de fabricação e modelo 1987, foi adaptado com prateleiras para cinco mil livros e piso interno de EVA e emprestado gratuitamente pela Sueste Empreendimentos e Participações Ltda. pelo prazo de cinco anos.

A Biblioteca Itinerante vai até um bairro de Indaiatuba com uma programação lúdica e diversos títulos para empréstimo, voltando três meses depois, para a devolução das obras. Em 2022, passou por Itaici, Veredas da Conquista, Caminho da Luz, Jardim Brasil, Jardim Morumbi, Jardim Oliveira Camargo, Jardim Itamaracá, Parque Campo Bonito e Jardim Morada do Sol.

Raízes

Agosto chegou com a exposição Raízes, no Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’, no Casarão Pau Preto. Organizado pelo projeto Semeando Arte, a exposição contou com 17 obras de arte em tela, dos mais variados estilos, de artistas de Indaiatuba e região, retratando sentimentos e mensagens com o propósito de propor ao público uma reflexão: onde estão fincadas as suas raízes?

Ainda em agosto, a sétima edição da Mostra de Artes Cênicas reuniu 11 grupos locais em espetáculos infanto-juvenis e adultos, além de abertura e encerramento com atrações especiais. O encerramento contou com o workshop Método Tabladiano, ministrado por Ricardo Kosovski, José Dias, Heder Braga e o ator e diretor André Mattos.

No dia 20 de agosto, Indaiatuba ganhou um novo polo cultural, localizado na Estação Ferroviária de Itaici, reformado para receber um total de 356 alunos em diversas opções de oficinas. A Estação Cultural Itaici conta com quatro salas funcionais, adaptadas de acordo com as atividades oferecidas: teatro, música, artes e uma sala multidisciplinar, com uma cozinha em anexo, que permite a realização de cursos e palestras. O novo polo cultural fica na Rua Francisco Araújo, 49, perto do Ponto Verde - Feira da Agricultura Familiar ‘Agenor Tachinardi’.

Apresentado durante o 30º Maio Musical, o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo abriu inscrições para 288 vagas em oficinas de cavaquinho, flauta transversal, saxofone e violão 7 cordas. Setembro começou com a primeira edição da Mostra de Circo de Indaiatuba, que reuniu atrações locais e espetáculos que chegaram por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. As apresentações aconteceram de 3 de setembro a 1º de outubro.

Ainda em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e com gestão da Amigos da Arte, Indaiatuba recebeu no dia 15 de setembro o show do cantor Byafra, dentro do projeto CircuitoSP. O público lotou as dependências da Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI).

20 anos

Em 2022, o Festival de Rock de Indaiatuba chegou à 20ª edição com 53 bandas na disputa. As eliminatórias aconteceram nos dias 18, 24 e 25 de setembro, no Espaço Viber, com shows de encerramento das bandas Pavilhão 9 e Korzus. A grande final foi realizada em 9 de outubro, com apresentação da Plebe Rude.

A banda Radioativa, do Rio de Janeiro, foi a vencedora do 20 º Festival de Rock de Indaiatuba. Ana Marques, vocalista do quinteto, levou ainda o prêmio de Melhor Intérprete. Giovanna Moraes e Banda, de São Paulo, ficou com o segundo lugar, seguida pela Black Mapache, de Indaiatuba. A Gambia Rock, também da cidade, conquistou o prêmio de Melhor Composição.

Setembro ainda reservava surpresas, como a primeira edição do circuito Música Paratodos, patrocinado pela Toyota via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, que aconteceu no Parque Ecológico com a presença de atrações como os gêmeos 2DE1, AfroJam e a big band Jazzmin’s. Além da primeira Roda de Choro do Núcleo Nabor Pires Camargo, realizada no Museu Ferroviário de Indaiatuba, com direito ao funcionamento da histórica Locomotiva a Vapor Nº 10.

“As rodas de choro começaram este ano por meio do Núcleo Nabor e já se consolidaram, promovendo um intercâmbio cultural entre professores, artistas, alunos e o público”, destaca Tânia.

ViradaSP

Outubro foi marcado por mais uma edição da Virada SP. A iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, contou com atrações como Paralamas do Sucesso, Ira!, O Teatro Mágico, Crypta, As Mercenárias, Getúlio Abelha, Rico Dalasam e Assucena, além dos internacionais UDO e Andrew Tosh. 

No CIAEI, destaque para os espetáculos Eu de Você, com Denise Fraga; Os Condenados, com Os Sátyros; Humor aos Pedaços, com Marcelo Masfield e Guilherme Uzeda; O Bricabraque, dos Parlapatões; O Grande Tesouro, da Cia. Márcio Araujo; e Riobaldo - Grande Sertão: Veredas, com Gilson de Barros.

Em novembro, o Departamento de Turismo promoveu o 1º Encontro de Observação de Aves no Parque Ecológico, que teve como guias os ambientalistas e pesquisadores Rubens Galdino de Carvalho Filho e Rafaela Wolf de Carvalho. O mês foi marcado ainda pela Semana da Consciência Negra 2022, que recebeu filme, exposição, oficinas e a segunda edição do projeto Jardim das Letras, reunindo Samba de Roda e literatura, entre os dias 17 a 20 de novembro.  

A final da quarta edição do Festival de Música Instrumental de Indaiatuba (Femusin) foi realizada dia 18 de novembro, com show de encerramento com Diego Garbin Quinteto. Os vencedores foram: Caio Fernando (Melhor Solo Popular), Retrato Brasileiro (Melhor Coletivo Erudito), Trio Ainda me Recordo (Melhor Coletivo Popular), Carlos Vogt (Melhor Solo Erudito), Guilherme Sander (Menção Honrosa) e Angela Seiler (Prêmio Destaque).

Encerrando o mês, o Festival de Dança das oficinas culturais da Secretaria contou este ano com a participação de 1.530 alunos que, em seis apresentações, reuniram um público estimado de seis mil pessoas no Espaço Viber.

Natal

A programação de Natal teve início no dia 18 de novembro, com a apresentação do Natal Nevado, em frente à Prefeitura de Indaiatuba. No dia 20, os caminhões iluminados da Coca-Cola passaram pela cidade, levando milhares de pessoas às ruas.

Em dezembro, diversos eventos celebraram a magia do Natal, começando com o espetáculo Encantos de Natal, com cerca de 600 integrantes, apresentado nos dias 4 a 11. Nos dias 10 e 17 aconteceu a Parada de Natal, com cerca de 800 integrantes, que lotou a marginal esquerda do Parque Ecológico.

No dia 11, o Papai Noel chegou de locomotiva no Museu Ferroviário, junto com uma série de atrações. No dia 15, aconteceu a primeira edição do Pedal de Natal, com cerca de 250 ciclistas percorrendo as ruas iluminadas de Indaiatuba, com destino ao Parque Ecológico.

A música se fez presente, com o show de Sonia Di Morais e o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, no dia 7, e o Natal Brasileiro, apresentado pela Igreja do Nazareno Central de Indaiatuba e NazaKids no dia 15, com um coral de crianças com 60 vozes e mais 28 atores e bailarinos.

A programação contou ainda com o espetáculo Presente de Natal, da Camerata Filarmônica de Indaiatuba, no dia 16, e o concerto do saxofonista Derico Sciotti com a Orquestra de Metais Londrina, realizado no último dia 17. “Com todas estas atrações, estimamos um público de 100 mil pessoas prestigiando o Natal de Indaiatuba, que se destaca ainda pela iluminação montada não somente em frente à Prefeitura, mas pelas principais ruas e avenidas de nossa cidade”, destaca o prefeito Nilson Gaspar.

Para 2023, a programação tem início em janeiro. “Nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de janeiro teremos o Festival de Verão de Indaiatuba, com muita música e gastronomia”, revela a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “E tem muita coisa boa por vir neste novo ano que se inicia. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos”. 

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1188

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba