A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Obras inicia trabalho de reconstrução de passagem de água do Berdu

Chuva intensa rompeu estrutura da passagem na alameda Antônio Ambiel na madrugada de 30/12
04/01/2023 16:15h


Foto: RIC/PMI
Secretaria de Obras inicia trabalho de reconstrução de passagem de água do Berdu

Com o rompimento da passagem, motoristas devem utilizar rota alternativa pela alameda Irmãos Bannwart

 Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou os trabalhos para a recuperação da passagem de água localizada na Alameda Antônio Ambiel, na região de Helvetia. A passagem conhecida como ponte do Berdu, foi rompida pela força da água durante a forte chuva que atingiu Indaiatuba na madrugada da última sexta-feira (30/12). O trecho permanece interditado para passagem de veículos e os motoristas devem utilizar a rota alternativa que segue pela alameda Irmãos Bannwart. A obra deve ser concluída até a próxima semana.

Conforme explicou o secretário de Obras, Robenilton Oliveira Lima, o Dothe, os equipamentos e materiais para a reconstrução da passagem já estão no local. Serão instaladas duas linhas de tubulação com diâmetro de 1m cada para permitir a vazão da água no local, substituindo os tubos que foram danificados durante a chuva de sexta-feira. “Mesmo ainda enfrentando chuvas nesta semana, estamos trabalhando para resolver o problema e poder liberar o tráfego de veículos no local. Acredito que em uma semana o problema estará resolvido”, explicou. 

Outra boa notícia para os moradores da região é que o prefeito Nilson Gaspar assinou em novembro o convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo para a pavimentação da alameda Antônio Ambiel, que inclui um trecho de aproximadamente 1,7 quilômetros, a partir da colônia de Helvétia até a rodovia Engenheiro Paulo de Tarso Souza Martins.  No trecho serão construídas duas pontes, uma no Berdu e outra na Serra D’Água. A obra foi uma conquista intermediada pelo deputado Rogério Nogueira junto ao Governo do Estado.

 

Chuvas intensas

Indaiatuba teve o mês de dezembro mais chuvoso da história desde 1988, quando o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) começou a fazer a medição do índice pluviométrico do município. O pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA III), no bairro Pimenta, registrou somente no mês passado, 501,3 mm de chuva. No ETA I, na Vila Avaí, foram registrados em dezembro de 2022 o total de 608,8 mm. O recorde para dezembro era de 2009, quando foram contabilizados 372,5 mm.

Os dados apontam ainda que o total registrado em dezembro na ETA I corresponde a aproximadamente 71% do total de chuvas registrado em todo o ano de 2021, quando o pluviômetro marcou 861,1. O acumulado de 2022 fechou em 1.485,3 mm.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 6

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba