A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Museu Ferroviário e PIT receberam visitantes de 14 países no decorrer do ano passado

Mais de três mil pessoas frequentaram o Museu ou buscaram informações no PIT
13/01/2023 08:38h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Museu Ferroviário e PIT receberam visitantes de 14 países no decorrer do ano passado

Museu Ferroviário e Ponto de Informação Turística

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu no último ano mais de três mil pessoas no Museu Ferroviário e no PIT – Ponto de Informação Turística. O local se tornou referencia para os turistas, visitado por pessoas de 14 países e 20 estados. Do montante que frequentaram o espaço, 1.420 pessoas residentes no município, 928 são moradores de outras cidades, 30 de outros países, bem como, foram contabilizadas 969 visitas de alunos com professores e 177 pessoas de entidades e associações.

“A Secretaria de Cultura está sempre se empenhando em investir nos espaços culturais e atrativos turísticos gratuitos a fim de incentivar o conhecimento sobre a história do município, do país e fomentar a cultura. As pessoas que vem para Indaiatuba tem a oportunidade de conferir atrações teatrais, musicais, eventos, mas também ter acesso ao Roteiro do Centro Histórico que contempla o passeio no Casarão Pau Preto, Casa Paroquial, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Casa da Memória, dentre outros lugares. E também os Parques temáticos, que, inclusive, ganhamos em dezembro o Prêmio Top Destinos Turísticos 2022 na categoria “Turismo em Parque Temáticos” em reconhecimento aos parques públicos que atraem milhares de visitantes: Parque Ecológico, Parque do Mirim e Parque da Criança.”, destaca a Secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho.

O espaço foi revitalizado em 2021, época em que recebeu, através do convênio entre a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Locomotiva reformada de nº 10, fabricada nos Estados Unidos em 1874 e adquirida pelo imperador D. Pedro II.

Além disso, no ambiente contém o museu que conta com um acervo de aproximadamente 500 peças, incluindo objetos tridimensionais e imagens, todas devidamente identificadas e registradas, em trabalho que contou com apoio da Associação de Preservação Ferroviária de Indaiatuba (APFI).

Marcaram presença no decorrer do ano passado visitantes dos estados do Amapá; Amazonas; Bahia; Brasília; Ceará; Espirito Santo; Goiás; Mato Grosso do Sul; Maranhão; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo e Sergipe. Também dos países: Argentina; Austrália; Canadá; Chile; Colômbia; Coreia do Sul; Estados Unidos; Hungria; Inglaterra; Irlanda; Itália; México; Nova Zelândia e Venezuela.

“Recebemos pessoas de vários lugares para conhecer o Museu e buscar informações no PIT. Estamos sendo representados nestes estados e países, graças ao conhecimento adquirido pelas pessoas que nos visitaram e retornaram com o conteúdo e experiências que contraíram aqui. É gratificante ter essa troca cultural e podermos ajudar a contar a história e participar, por meio de relatos. A cultura é essa troca”, explica Gesiane Zanella que é Coordenadora da área de Turismo, vinculada a Secretaria de Cultura. 

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 34

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba