A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Saúde promove capacitação com coordenadores sobre saúde mental em alusão ao Janeiro Branco

O Janeiro Branco é instituído no munícipio através de lei municipal de autoria do vereador Alexandre Peres
19/01/2023 16:46h


Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI
Saúde promove capacitação com coordenadores sobre saúde mental em alusão ao Janeiro Branco

Campanha nacional de conscientização a respeito da saúde mental acontece todos os anos em janeiro

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba promoveu na tarde desta quinta-feira (19) no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 2, uma capacitação com os coordenadores de todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município sobre o tema: Saúde Mental. O evento foi organizado pelo diretor do Departamento de Saúde Mental, dr. Luiz Finotti, em referência ao Janeiro Branco, mês de conscientização a respeito da importância da saúde mental. Em Indaiatuba o Janeiro Branco é instituído pela Lei Municipal nº 6863/2018 de autoria do vereador Alexandre Peres.

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

Ao todo, 25 pessoas participaram do evento, entre coordenadores de UBS, colaboradores do CAPS, Sadin e Guarda Civil. Os participantes assistiram à palestra Cuidando da Saúde Mental e puderam vivenciar uma dinâmica de arteterapia. O vereador, e autor da lei que estabelece o Janeiro Branco em Indaiatuba, Alexandre Peres, também marcou presença na capacitação.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização a respeito da saúde mental. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas, ajudando na prevenção e no tratamento de doenças mentais. O mês janeiro e a cor branca foram escolhidos, pois, ambos representam um recomeço: o começo do ano, por ser a época em que as pessoas começam a pôr em prática seus planos; o branco, por ser uma folha pronta para ser preenchida.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Mental, o médico dr. Luiz Finotti, o Janeiro Branco busca sempre o equilíbrio. “Nós queremos sempre sustentar, durante todo o ano de 2023, a ideia de que o equilíbrio tem jeito sim e a gente pode aprender a implementá-lo em nossas vidas e em todas as relações das quais participamos”, comentou. “Algumas dicas são muito importantes para melhorar a saúde mental: praticar atividade física; alimentação saudável; beber água de forma regular; atividades prazerosas como passeios, cinema, entre outros; boas noites de sono; equilíbrio entre lazer e trabalho; estipular metas e objetivos; tempo para família e amigos; leitura de livros e ajuda profissional”, concluiu dr. Finotti, diretor do departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Indaiatuba.

Em Indaiatuba, quem precisa de apoio pode procurar os serviços de saúde mental da Prefeitura, promovidos através dos Centros de Atenção Psicossocial: Caps 2 – Adulto, Capsij – Infanto juvenil e Caps AD 3. Os atendidos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, com oferta de cuidados médicos, psicológicos, enfermagem, terapia ocupacional, assistência social e de arteterapia, além de grupos com objetivos diversos.

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

Serviço

Caps 2 – Adulto

Rua Padre Bento Pacheco, 1806 - Vila Aurora

(19) 3816-7710

 

Capasij – Infanto-Juvenil

Rua Padre Bento Pacheco, 1795 – Vila Aurora

(19) 3835-5020

 

Caps AD 3 – Álcool e drogas

Avenida Presidente Vargas, 890 – Cidade Nova 2

(19) 3016-7878

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 52

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba