Rede Municipal de Indaiatuba implanta Robótica Educacional para alunos do Ensino Fundamental I

Programa é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
13/02/2023 14:28h

Foto: Leonardo Cruz - PMI

Programa de Robótica Educacional é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

No sábado (11/2) o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e o secretário de Educação Heleno da Silva Luiz Junior participaram da aula inaugural de Robótica Educacional que será implantado na Rede Municipal neste ano. O projeto contempla os 13.943 alunos do fundamental I (1º ao 5º ano) e será iniciado no primeiro semestre para as oito unidades escolares de período integral, com 3.039 alunos. Progressivamente as outras 19 unidades, com 10.904 alunos, também serão atendidas até o segundo semestre.

“A educação municipal de Indaiatuba está entre umas das melhores do país e para seguir com a qualidade que nossas crianças merecem estamos implantando uma série de novidades. Ano passado adquirimos o Sistema Sesi de Ensino, projetores digitais, climatizadores, tablets, caixa maker e agora avançamos mais um degrau. A robótica chega para inovar com tecnologia o aprendizado dos alunos”, anunciou Gaspar.

O Secretário de Educação explicou que neste primeiro momento o projeto integrará as oficinas das escolas de período integral, mas até o meio do ano todos alunos do 1º ao 5º ano terão as aulas de robótica. “Essa é uma ação muito importante na área de inovação e tecnologia da Rede Municipal de Ensino. Com este trabalho vamos agregar conhecimento ao conteúdo que já é ministrado às nossas crianças, dentro do contexto do currículo escolar, para que eles possam cada vez mais aprender aquilo que tem de melhor”.

O CEO da Sim Inova Tecnologia Comércio e Serviços destacou a honra em trazer a robótica para o ensino público. “Para nós é um prazer muito grande poder proporcionar o uso da tecnologia, tão comum nas escolas particulares, para os alunos das escolas públicas. Sabemos que a robótica faz todo uma diferença neste processo educacional da educação básica, onde as crianças começam a se preparar para o futuro”, declarou Ivan Hipólito.

A Robótica Educacional será desenvolvida nas escolas e os professores da Rede estão sendo capacitados para trabalhar o conteúdo com os alunos. O programa contempla 36 atividades anuais que serão realizadas semanalmente com duração de aproximadamente 2h30. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Sim Inova Tecnologia Comércio e Serviços, com investimento municipal de mais 10 milhões.

O programa de robótica educacional da SIM Inova® é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem da LEGO® Education. Conta ainda com a metodologia STEAM (sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker (aprender fazendo).

Os alunos serão divididos em turmas com quatro crianças para desenvolver a atividade proposta com o conteúdo pedagógico para a idade. As equipes trabalharão com o kit tecnológico de inovação, plataforma digital integrada e material paradidático para desenvolver o projeto. Cada aluno fica responsável por uma parte da atividade, sendo elas: Líder, Administrador, Construtor e Programador.

A metodologia ativa conta com atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação, que são essenciais para enriquecer o aprendizado da nova geração para os desafios do século XXI.

A implantação do aprendizado da robótica na infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação em um mundo cada vez mais tecnológico. A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo, raciocínio lógico, senso criativo, resolução de problemas e trabalho em equipe.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi