Programa de Robótica Educacional é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
No
sábado (11/2) o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e o secretário de Educação
Heleno da Silva Luiz Junior participaram da aula inaugural de Robótica
Educacional que será implantado na Rede Municipal neste ano. O projeto contempla
os 13.943 alunos do fundamental I (1º ao 5º ano) e será iniciado no primeiro
semestre para as oito unidades escolares de período integral, com 3.039 alunos.
Progressivamente as outras 19 unidades, com 10.904 alunos, também serão
atendidas até o segundo semestre.
“A
educação municipal de Indaiatuba está entre umas das melhores do país e para
seguir com a qualidade que nossas crianças merecem estamos implantando uma
série de novidades. Ano passado adquirimos o Sistema Sesi de Ensino, projetores
digitais, climatizadores, tablets, caixa maker e agora avançamos mais um
degrau. A robótica chega para inovar com tecnologia o aprendizado dos alunos”, anunciou
Gaspar.
O Secretário
de Educação explicou que neste primeiro momento o projeto integrará as oficinas
das escolas de período integral, mas até o meio do ano todos alunos do 1º ao 5º
ano terão as aulas de robótica. “Essa é uma ação muito importante na área de
inovação e tecnologia da Rede Municipal de Ensino. Com este trabalho vamos
agregar conhecimento ao conteúdo que já é ministrado às nossas crianças, dentro
do contexto do currículo escolar, para que eles possam cada vez mais aprender
aquilo que tem de melhor”.
O CEO da
Sim Inova Tecnologia Comércio e Serviços destacou a honra em trazer a robótica
para o ensino público. “Para nós é um prazer muito grande poder proporcionar o
uso da tecnologia, tão comum nas escolas particulares, para os alunos das
escolas públicas. Sabemos que a robótica faz todo uma diferença neste processo
educacional da educação básica, onde as crianças começam a se preparar para o
futuro”, declarou Ivan Hipólito.
A Robótica Educacional será desenvolvida nas escolas e os professores da Rede estão sendo capacitados para trabalhar o conteúdo com os alunos. O programa contempla 36 atividades anuais que serão realizadas semanalmente com duração de aproximadamente 2h30. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Sim Inova Tecnologia Comércio e Serviços, com investimento municipal de mais 10 milhões.
O
programa de robótica educacional da SIM Inova® é alinhado às diretrizes da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem da LEGO® Education.
Conta ainda com a metodologia STEAM (sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia,
Artes e Matemática) e a Cultura Maker (aprender fazendo).
Os alunos serão divididos em
turmas com quatro crianças para desenvolver a atividade proposta com o conteúdo
pedagógico para a idade. As equipes trabalharão com o kit tecnológico de
inovação, plataforma digital integrada e material paradidático para desenvolver
o projeto. Cada aluno fica responsável por uma parte da atividade, sendo elas: Líder,
Administrador, Construtor e Programador.
A metodologia ativa conta com atividades que estimulam o
desenvolvimento de habilidades comportamentais, organizacionais,
socioemocionais, cognitivas e de comunicação, que são essenciais para
enriquecer o aprendizado da nova geração para os desafios do século XXI.
A
implantação do aprendizado da robótica na infância tem se mostrado uma
excelente ferramenta de educação em um mundo cada vez mais tecnológico. A
prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo, raciocínio lógico,
senso criativo, resolução de problemas e trabalho em equipe.
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