Foram mais de 30 temas abordados em mais de 230 horas de formação
O período que antecedeu o retorno dos
alunos às unidades escolares foi de muito trabalho e aprendizado para os
profissionais da Rede Municipal de Indaiatuba. Desde o início do ano a
Secretaria de Educação promoveu mais de 230 horas de formações,
com mais de 30 temas abordados, que envolveu 37 profissionais e capacitou 190
novos funcionários e outros 1.245 professores já inseridos na Rede. O objetivo
é proporcionar a formação continuada para construir escolas, cidadãos e
profissionais mais competentes, éticos e humanos.
As formações foram
organizadas com o intuito de contribuir na qualidade de ensino, onde é
necessária uma qualificação profissional e pessoal. As capacitações foram
realizadas pelas equipes do Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba,
Professores Supervisores Educacionais, Professores Orientadores Pedagógicos,
Professores referências de áreas e Niape (Núcleo Integrado de Apoio
Pedagógico). As formações ocorreram no período de 3 a 31 de janeiro pelas
equipes da Secretaria
de Educação sediadas nas dependências do Bosque do
Saber e Complexo Educacional Professora Laura Fahl.
Em 1 de fevereiro os
formadores do Sistema de Ensino SESI trabalharam com os professores da rede
municipal conversando sobre documentação pedagógica para professores da
pré-escola e sequência didática no Ensino Fundamental Regular. Houve também a
respeito de concepções e práticas pedagógicas com professores da Educação
Física e de Arte. Com os professores de Filosofia foi ministrado pelo Professor
Referência da Rede Municipal de Ensino, a respeito do trabalho de filosofia com
crianças. Nesta mesma data iniciou a capacitação para o trabalho
pedagógico de Robótica Educacional com 35 professores. Também aconteceram
reuniões específicas nas Unidades Escolares para professoras de oficinas nas
escolas de período integral e creche.
As formações continuarão
acontecendo ao longo do ano, pois através das constantes capacitações a
Secretaria de Educação visa contribuir para a atualização do projeto pedagógico
da escola e garantindo o protagonismo da criança.
Os temas de janeiro
desenvolvidos foram: Acolhimento, responsabilização e ética; Rotina da
creche; Diretrizes gerais do trabalho pedagógico; Rotina do Professor Coordenador
e atribuições correlatas; Estudo do 1º arranjo na Pré-Escola; O trabalho da
Educação Especial Inclusiva; Estudo de 1 unidade do Sistema de Ensino SESI; Organização
trabalho pedagógico da Educação Especial Inclusiva, Arte, Educação Física e
Filosofia; O papel formativo na escola; Brinquedos e brincadeiras na creche; A
criança e a natureza; Contação de histórias para crianças pequenas e bem
pequenas; Vida funcional; Saúde Vocal; Recursos Tecnológicos; Hipótese de
escrita; Africanidade e Cultura Indígena; Jogos de Raciocínio; Coensino,
PDI e Sala de Recursos; Avaliação da Rede Municipal; Desenvolvimento Infantil; Direitos de
aprendizagem (BNCC); Desenvolvimento Motor; Cuidar e educar; Estimulação
sensorial; Musicalização; Educação inclusiva e Rotina da criança autista.
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