Secretaria de Educação de Indaiatuba promove capacitação para 1.559 profissionais da Rede

Foram mais de 30 temas abordados em mais de 230 horas de formação
14/02/2023 09:30h

Foto: Leonardo Cruz - PMI

Foram mais de 30 temas abordados em mais de 230 horas de formação

O período que antecedeu o retorno dos alunos às unidades escolares foi de muito trabalho e aprendizado para os profissionais da Rede Municipal de Indaiatuba. Desde o início do ano a Secretaria de Educação promoveu mais de 230 horas de formações, com mais de 30 temas abordados, que envolveu 37 profissionais e capacitou 190 novos funcionários e outros 1.245 professores já inseridos na Rede. O objetivo é proporcionar a formação continuada para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos.

As formações foram organizadas com o intuito de contribuir na qualidade de ensino, onde é necessária uma qualificação profissional e pessoal. As capacitações foram realizadas pelas equipes do Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba, Professores Supervisores Educacionais, Professores Orientadores Pedagógicos, Professores referências de áreas e Niape (Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico). As formações ocorreram no período de 3 a 31 de janeiro pelas equipes da Secretaria de Educação sediadas nas dependências do Bosque do Saber e Complexo Educacional Professora Laura Fahl.

Em 1 de fevereiro os formadores do Sistema de Ensino SESI trabalharam com os professores da rede municipal conversando sobre documentação pedagógica para professores da pré-escola e sequência didática no Ensino Fundamental Regular. Houve também a respeito de concepções e práticas pedagógicas com professores da Educação Física e de Arte. Com os professores de Filosofia foi ministrado pelo Professor Referência da Rede Municipal de Ensino, a respeito do trabalho de filosofia com crianças. Nesta mesma data iniciou a capacitação para o trabalho pedagógico de Robótica Educacional com 35 professores. Também aconteceram reuniões específicas nas Unidades Escolares para professoras de oficinas nas escolas de período integral e creche.

As formações continuarão acontecendo ao longo do ano, pois através das constantes capacitações a Secretaria de Educação visa contribuir para a atualização do projeto pedagógico da escola e garantindo o protagonismo da criança.

Os temas de janeiro desenvolvidos foram: Acolhimento, responsabilização e ética; Rotina da creche; Diretrizes gerais do trabalho pedagógico; Rotina do Professor Coordenador e atribuições correlatas; Estudo do 1º arranjo na Pré-Escola; O trabalho da Educação Especial Inclusiva; Estudo de 1 unidade do Sistema de Ensino SESI; Organização trabalho pedagógico da Educação Especial Inclusiva, Arte, Educação Física e Filosofia; O papel formativo na escola; Brinquedos e brincadeiras na creche; A criança e a natureza; Contação de histórias para crianças pequenas e bem pequenas; Vida funcional; Saúde Vocal; Recursos Tecnológicos; Hipótese de escrita;  Africanidade e Cultura Indígena; Jogos de Raciocínio; Coensino, PDI e Sala de Recursos; Avaliação da Rede Municipal; Desenvolvimento Infantil; Direitos de aprendizagem (BNCC); Desenvolvimento Motor; Cuidar e educar; Estimulação sensorial; Musicalização; Educação inclusiva e Rotina da criança autista.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi